Deal-by-Deal: o Programa de Coinvestimento para a inovação

deal-by-deal

 

Tem uma ideia de negócio inovadora e exportável? Precisa de apoio financeiro para dinamizar o arranque da sua empresa? Se reúne estas condições, o seu projeto poderá ser elegível ao Programa de Coinvestimento Deal-by-Deal.

Este programa, dinamizado pelo Banco Português do Fomento (BPF), conta com uma dotação de 200 milhões de euros provenientes do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR) e tem como objetivos:

  • Apoiar a constituição ou capitalização de novas empresas;
  • Facilitar o crescimento de empresas que dinamizem novos produtos/serviços;
  • Reforçar a solvência das empresas afetadas pela COVID-19;
  • Compensar a insuficiência de instrumentos financeiros e de capital disponíveis no mercado;
  • Assegurar a resiliência financeira do tecido empresarial português.

 

Que empresas se podem candidatar?

O Programa de Coinvestimento Deal-by-Deal destina-se a empresas não financeiras, sendo priorizadas aquelas que se encontrem em fase de arranque, nomeadamente nas etapas de pré-seed, seed, startup, later stage venture (séries A, B e C) ou scale-up.

No entanto, para poderem usufruir deste apoio financeiro, é necessário que os candidatos cumpram estes requisitos:

  • Desenvolver atividade em Portugal;
  • Ter potencial de crescimento e de inovação;
  • Estar orientado para a exportação;
  • Aumentar o potencial produtivo;
  • Promover a transição verde e a transformação digital.

 

Como funciona?

O Deal-by-Deal assegura financiamento direto às empresas, em regime de coinvestimento com agentes privados (coinvestidores) que tenham sido identificados por estas e que preencham todos os requisitos exigidos.

O programa prevê, mais concretamente, os seguintes instrumentos financeiros:

  • Instrumentos de capital, nomeadamente ações ordinárias ou preferenciais até 50% do capital social ou dos direitos de voto da empresa investida;
  • Instrumentos de quase-capital, sob a forma de obrigações convertíveis, empréstimos participativos ou outros instrumentos, que permitam uma rentabilidade anual mínima de 2% para maturidades até 5 anos (inclusive), ou de 3% para maturidades superiores a 5 anos (exclusive).

Sublinhe-se que as candidaturas bem-sucedidas devem prever também um mecanismo de saída para o FdCR, seja através da recompra pela equipa de gestão, seja mediante opções de venda sobre os coinvestidores ou no mercado.

 

Qual o limite de apoio?

De acordo com o Aviso de Abertura de Concurso, cada empresa poderá receber um financiamento máximo de 10 milhões de euros provenientes do FdCR. Note-se que o montante em causa deverá estar sintonizado com as necessidades apresentadas num plano de negócio viável e bem fundamentado.

Adicionalmente, os coinvestidores terão de ser responsáveis por pelo menos 30% do total do financiamento a proporcionar às empresas beneficiárias, significando isto que a taxa máxima de apoio do FdCR é de 70%.

 

Quer aproveitar esta oportunidade?

Se gostaria de saber mais sobre o Programa de Coinvestimento Deal by Deal ou se pretende submeter uma candidatura, fale connosco!

A nossa equipa de consultores especialistas avalia a viabilidade do seu projeto e auxilia-o em todas as etapas deste processo..

_