Dicas para elaborar projetos de investimento

A elaboração de projetos de investimento não é uma tarefa fácil. Trata-se de uma análise complexa que deve obedecer a critérios de rigor e ser baseado em informação de qualidade. Por essa razão, todas e quaisquer dicas que surjam pode ser úteis.

Mas antes de mais, «o que é um projeto de investimento?»

Na ótica que nos interessa – a empresarial – podemos defini-lo como uma análise que nos permite avaliar o retorno gerado pelo investimento / utilização de recursos (equipamentos, pessoas, recursos financeiros, etc.), durante um determinado período de tempo. O retorno é gerado sob a forma de vendas de um produto e/ou serviço.

Vivemos num mundo altamente concorrencial e competitivo. Esta imagem pode ser aplicada aos negócios «globais» (ex. Empresas que concorrem a nível Europeu e/ou Mundial) ou a negócios locais (ex. restaurante).

Independentemente da dimensão da Empresa ou do grau de exposição concorrencial, o seu investimento deve sempre basear-se na compilação de informação que permitirá avaliar as vantagens económico-financeiras de investimento / afetação dos recursos da Empresa na produção de determinados bens e/ou serviços.

Um projeto de investimento é, portanto, uma ferramenta essencial para quem pretende criar uma nova empresa ou realizar investimentos numa já existente. Um projeto permite ainda transmitir – de forma objetiva e racional – informação relevante a parceiros de negócio, investidores, bancos ou outras entidades externas. Um bom projeto de investimento é ainda uma ferramenta essencial para a boa gestão corrente da sua Empresa.

 

Dicas para elaborar um projeto de investimento:

1 – Realize uma análise aturada (estude o mercado, concorrentes, produtos e serviços, preços, margens, clientes, formas de distribuição, recorra a estatísticas do sector, entre outros dados que considere relevantes);

2 – Reúna orçamentos de todos os investimentos e gastos necessários (contacte fornecedores, parceiros e especialistas);

3 – Valide as fontes de financiamento (capitais próprios, financiamento bancário, business angels, incentivos comunitários, outros);

4 – Realize projeções económico-financeiras com base em diferentes cenários (seja realista).

 

Qualidades de um bom projeto:

Acima de tudo, deve certificar-se de que o seu projeto de investimento cumpre os seguintes requisitos:

  • ser Simples
  • ser Objetivo
  • ser Realista
  • ser Completo

A definição de um empreendedor ou empresário é a definição de um otimista, de alguém que acredita num projeto e reúne à sua volta pessoas, motivando-as para um objetivo comum. No entanto, esta definição de otimista não tem – nem deve conter – qualquer relação com falta de rigor, de planeamento e controlo.

O sucesso do seu projeto dependerá bastante desta capacidade de planeamento e acompanhamento. Este é um processo que deve ser executado de forma disciplinada, com trabalho de pesquisa aprofundada, para que atinja um resultado final credível e fidedigno.

Vamos pôr mãos à obra?