O que é LEAN?

O LEAN é uma filosofia de gestão que envolve toda a organização, e que assenta na eliminação de desperdícios (atividades sem valor adicionado), através da melhoria contínua.

É constituído por um conjunto de ferramentas que actuam por toda a cadeia da organização, reduzindo custos e prazos de entrega, ao mesmo tempo que aumenta a qualidade dos serviços prestados.

Sublinhe-se que estes são os 3 principais factores de desenvolvimento da competitividade de cada empresa.

O LEAN é, por essa razão, uma estratégia de gestão aplicável a todas as organizações, colocando o foco da equipa nas atividades de valor acrescentado.

Álvaro Leite

Álvaro Leite

Consultor e Formador em Lean

Contributo do LEAN para a Inovação

Confiança: A sistemática eliminação de desperdício, realizada através de equipas multidisciplinares e multinível cria uma cultura de confiança mútua ao longo de toda a cadeia de valor.

Integridade: A transparência e a partilha de informação e de responsabilidades para melhorar processos de forma transversal não se consegue sem um profundo respeito por todas as partes interessadas.

Empreendedorismo: A libertação de recursos conseguida através da melhoria de eficiência potencia a sua alocação a novas formas de fazer negócio.

Fale connosco para mais informações!

Inovação: Mesmo que seja através de pequenas melhorias incrementais, a inovação passa a fazer parte do dia-a-dia e da forma de pensar.

Sustentabilidade: Sustentar os ganhos obtidos a partir de qualquer melhoria é fundamental para a cultura Lean. A padronização do trabalho, dos espaços e dos métodos é a essencia da sustentabilidade Lean.

Excelência: O não cumprimento de requisitos (defeitos) gera desperdício. A busca da perfeição que a cultura Lean defende implica trabalhar para a excelência dos processos, dos produtos e das pessoas.

Lean