O termo Lean surge na indústria automóvel Japonesa, após a 2ª. Guerra Mundial, em contraponto à produção em massa (EUA), como um sistema de produção fundamentalmente mais eficiente.
Produção em Massa |
Pensamento LEAN |
|
Focalização |
Produto |
Cliente |
Operação |
Lote de produção |
Fluxo e pull sincronizado |
Objetivo geral |
Reduzir custos Aumentar a eficiência |
Eliminar desperdício Agregar valor |
Qualidade |
Inspeção (pós-produção) |
Qualidade incorporada (design dos processos e método) |
Estratégia de negócio |
Economias de escala Automatização |
Flexibilidade Adaptabilidade |
Melhoria | Melhorias periódicas
(proposta de especialista externo) |
Melhoria contínua
(determinada pelo trabalhador) |
O pensamento Lean é um processo dinâmico, determinado pelo conhecimento e focalizado no cliente, para o qual todos os colaboradores da Empresa eliminam de forma contínua desperdícios e criam valor. O pensamento Lean é uma forma de pensar e de agir.
PILARES DO PENSAMENTO LEAN:
- Melhoria continua;
- Respeito pelas pessoas.
Incentivar os trabalhadores a utilizarem todas as suas capacidades, de forma a melhorarem o seu próprio trabalho e a sua envolvência com o trabalho dos outros.
O QUE É UMA EMPRESA LEAN?
Uma Empresa Lean é uma entidade integrada que cria valor – de forma eficiente – para os seus vários grupos de interesse, mediante a aplicação de princípios e práticas Lean.
Acrescentar Valor – nos processos de ciclo de vida do produto:
- Adjudicação de negócios
- Definição de requerimentos
- Desenvolvimento de produto / processo
- Gestão da cadeia de fornecimento
- Produção
- Distribuição e pós-venda
Acrescentar Valor – nos processos de suporte:
- Finanças
- Tecnologias de informação
- Recursos humanos
- Qualidade
- Meio ambiente, saúde e segurança.
O Lean aplica-se à produção e a todos os processos que originam valor para os Clientes e para a Empresa. O Lean aplica-se a todos os processos da Empresa.
O QUE É UM PROCESSO?
Fornecedores Cliente
Insumos > Conjunto de ações > Produtos
Processo: uma série de ações, mudanças ou funções que geram um resultado.
IDENTIFICAR O “CLIENTE”
O que acontece aos produtos de um processo? Chegam ao CLIENTE!
Então, para todos os nossos processos, existe um Cliente.
- Clientes externos – estão fora da organização, pelo que geralmente se verifique um processo negocial (pagamento/recebimento).
- Clientes internos – estão dentro da organização, pelo que não se verifica o intercâmbio de dinheiro. No entanto, estes clientes originam insumos, que passam por um processo segundo as suas necessidades e requisitos.
MAPEAMENTO DOS PROCESSOS
Porque é importante mapear todos os processos? Porque só podemos melhorar aquilo que entendemos.
- É mais fácil entender um processo, se o pudermos visualizar.
- Um mapa de processo é uma visualização organizada de todas as atividades interrelacionadas que se combinam para formar um processo.
Mapeie o processo de produção, compreenda o fluxo de trabalho e a origem dos desperdícios.
Exercício:
Desenhe o mapa de processo de preparação de um Hambúrguer.
Utilize símbolos que distingam: Espera; Decisão; Tarefa; Problema.
- Identifique os insumos e produtos
- Faça um post-it para cada elemento do processo
- Organize o mapa de processo, desde o primeiro insumo até ao produto final
- Agregue todos os post-its de decisão, espera, realização de tarefa, problema
- Trace linhas de fluxo do processo e de informação.
Lembre-se: não existe uma resposta «correta». Um mapa de processo é uma visualização 2-D de um processo que se produz num espaço e tempo «em 3-D».
Seguramente concluirá:
- Os processos estão subjacentes a tudo o que fazemos.
- Entender e melhorar um processo é a chave para melhorar a produtividade.
- Os aspetos fundamentais do pensamento Lean são a base da melhoria contínua dos processos.
CINCO FUNDAMENTOS DO PENSAMENTO LEAN
- Especificar Valor: o valor é definido pelo Cliente em termos de produto e serviços específicos.
- Identificar o fluxo de valor: fazer um mapa de todas as ações, processos e funções desde o início até ao fim, necessárias para transformar os insumos em produtos, de forma a identificar e eliminar desperdícios.
- Garantir que a criação de valor seja fluída e contínua ao longo do processo.
- Permitir que o Cliente seja responsável por «puxar» desse valor: o «pull» do Cliente deve-se transmitir até ao fornecedor de último nível, possibilitando a produção «Just in Time».
- Procurar a perfeição: promover a melhoria contínua dos processos.
ESPECIFICAR VALOR
Enfatizar atividades de valor acrescentado.
- Transforma ou configura material, informação ou pessoas.
- É feito bem à primeira.
- É desejado pelo Cliente.
Minimizar atividades sem valor acrescentado – desperdício necessário
- Não criam valor, no entanto, não são passíveis de eliminar face à tecnologia, política ou pensamento atual.
Exemplos: coordenação de projeto, regulações e leis.
Eliminar atividades sem valor acrescentado – desperdício puro
- Consome recursos e não cria valor aos olhos do cliente.
Exemplos: tempo de espera, inventário, reprocesso, acidentes de trabalho.
Uma empresa que aplique o pensamento Lean compreende integralmente os seus processos e a criação de valor para o cliente, focando todas as suas ações para incrementar continuamente esse valor.
E O QUE É DESPERDÍCIO?
Desperdício é tudo o que não gera valor.
Tipos de desperdício
- Sobre produção. Criar mais material, informação, provas ou tratamentos para além do necessário.
- Inventário. Mais material ou informação do que o necessário.
- Transporte. Movimentação de materiais, pessoas ou informação.
- Movimentação de trabalhadores para acesso a materiais ou informação.
- Tempo de espera por materiais, informação – ou trabalho à espera de ser processado.
- Produtos defeituosos. Erros que exigem o reprocesso, repetição de esforço para correção do problema.
- Sobre processamento. Processar mais que o desejado para obter o produto.
- Criatividade desaproveitada dos empregados. Perder oportunidades de melhoria pela não participação ou escuta das propostas dos empregados.
Exemplo: o tempo de espera de um produto em armazém – para distribuição – é desperdício.
POR FIM:
Nunca se esqueça de visitar o Gemba! (tradução de Gemba: o local real)
Dogma básico do pensamento Lean: ir ao local onde se realiza o trabalho e observar pessoalmente o processo em desenvolvimento.
A Empresa «Honda» define três verdades básicas:
- Ir ao local real.
- Falar com as pessoas responsáveis pela tarefa.
- Realizar a tarefa.
- Recolher dados e observações dos outros não permite uma compreensão verdadeira e acabada.
Não basta conhecer o trabalho na sua teoria. É necessário ir ao local, falar com as pessoas, realizar a tarefa. Só assim poderá compreender e resolver a origem dos desperdícios.