Portugal 2030: O que esperar das candidaturas? Saiba tudo!

 

O Portugal 2030 (PT2030) materializa o Acordo de Parceria que já está a ser discutido entre Portugal e a Comissão Europeia e fixará o novo Quadro Comunitário de Financiamento para a próxima década. Em causa está um pacote financeiro de 24 mil milhões de euros, o qual sucederá ao Portugal 2020 e que trará novas oportunidades de investimento às empresas.

Nesse sentido, foram definidas quatro Agendas Temáticas para o PT2030, duas das quais apresentam o maior potencial de investimento:

  • A Agenda 2 tem como âmbito a Digitalização, Inovação e Qualificações como Motores do Desenvolvimento, centrando-se na transformação do tecido produtivo. Mais do que acelerar a transição digital das empresas, pretende-se preparar o país para os desafios do futuro;
  • Agenda Temática 3 foca-se na Transição Climática e Sustentabilidade dos Recursos. Como tal, são esperados apoios para iniciativas dedicadas à economia circular e transição energética, respondendo aos objetivos nacionais de alcançar a neutralidade carbónica em 2050.

Como preparar a sua candidatura ao PT2030?

Já sabemos que as candidaturas ao PT2030 serão mais simples quando comparadas com o Portugal 2020. Os critérios, porém, serão bem mais rigorosos.

Em todo o caso, uma candidatura vencedora deve basear-se num projeto de investimento bem estruturado, lógico e objetivo. Sim, ter uma boa ideia é essencial, mas não deve descurar outras etapas como:

  • Compreender o mercado;
  • Preparar estudos que demonstrem a viabilidade do projeto;;
  • Capacidade de avançar com o investimento;;
  • Avaliar a execução e os resultados alcançados.

Quer saber mais sobre as 4 etapas para a elaboração de um projeto de investimento? Leia aqui o artigo completo!

Quais os tipos de incentivo previstos?

Com base na nossa experiência e consultoria especializada no Portugal 2020, podemos contar com incentivos semelhantes aos do anterior Quadro Comunitário. E quais foram eles?

  • Inovação Produtiva: este é um sistema de incentivos que apoia a construção ou ampliação de uma unidade industrial, aquisição de novos equipamentos ou a aposta na automação, digitalização e Indústria 40.
  • Qualificação de PME: Investir em hardware e software? Implementar metodologias LEAN e KAIZEN? Certificações? Neste sistema de incentivos, procura-se reforçar a capacidade empresarial das PME, através da inovação organizacional e de investimentos focados na competitividade.
  • Internacionalização de PME: Se pretende iniciar ou reforçar a internacionalização da sua empresa, este é o sistema de incentivos indicado, com apoios para se posicionar e afirmar no mercado externo;
  • SI I&DT: A aposta no desenvolvimento de produtos e processos é um requisito de sustentabilidade das empresas e de sucesso no mercado. Assim, este sistema de incentivos apoia os custos com pessoal técnico, investimentos no domínio técnico e científico, bem como os custos indiretos dos projetos de I&D.

Quer apresentar uma candidatura vencedora ao PT2030?

Com mais de 25 anos ao serviço de PME’s e Grandes Empresas, a ESTRATEGOR dispõe de uma equipa especializada em Projetos de Investimento e candidaturas a apoios comunitários.

._[vc_row][vc_column][krth_contact id=”18959″ form_title=”Necessita de apoio ao investimento? Nós ajudamos!”]_-._