A proposta de atualização do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) apresentada pelo Governo para consulta pública prevê novos apoios para as PME em áreas como sejam a Transição Digital, financiando a aquisição de tecnologias ligadas à Indústria 4.0.
Ao todo, esta nova medida de apoio deverá contar com uma dotação de 60 milhões de euros, a distribuir por empresas de qualquer setor de atividade, que se posicionem em cadeias de valor relevantes e que tenham estatuto de PME.
Prevê-se ainda que cada empresa que se candidate com sucesso a esta medida possa receber uma subvenção (apoio a fundo perdido) até 200 mil euros, caso demonstre a realização de investimentos em áreas como, por exemplo:
- Transição digital de processos produtivos ou logísticos;
- Armazenamento, gestão e processamento de dados digitais;
- Sistemas de inteligência artificial para o processo produtivo;
- Desenho e manufatura aditiva;
- Projetos de realidade aumentada ou realidade virtual;
- Sistemas à base de IoT, cloud ou edge;
- Software inovadora para interoperabilidade de sistemas;
- Entre outros.
Esta nova medida de apoio, associada à Indústria 4.0, surge no seguimento da reprogramação do PRR português, que conta com um reforço da sua dotação em cerca de 4 mil milhões de euros (somando subvenções e empréstimos).
Vamos concretizar o seu projeto de investimento?
Nas próximas semanas deverão ser anunciados mais detalhes sobre esta medida, nomeadamente o prazo de elaboração de candidaturas. Mas a boa notícia é que pode começar a preparar já o seu projeto!
Se tem uma ideia inovadora para a sua empresa e se gostaria de concorrer aos fundos do Portugal 2030 ou do PRR, fale connosco para que possamos avaliar o seu projeto e ajudá-lo a ter uma candidatura vencedora!