Empresas 4.0: PRR tem novos apoios a caminho!

 

Já foi publicada a Portaria que regulamenta o Sistema de Incentivos “Empresas 4.0”, um conjunto de medidas criadas no âmbito da Componente 16 (C16) do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e destinadas à Transição Digital das empresas.

A Portaria nº 135-A/2022 já está em vigor e abre caminho a vários apoios financeiros para fomentar a digitalização das empresas. Além de recuperar o atraso face a outros países europeus, este Sistema de Incentivos permitirá a desmaterialização de processos, modernização de modelos de negócios ou incorporação de tecnologias disruptivas.

Do teste de novos produtos ao comércio online, vêm aí apoios para a sua empresa ser uma verdadeira Empresa 4.0! Quer conhecer as principais medidas para investir na Transição Digital?.

Apoios para a internacionalização via e-commerce

Artigo 5º, c) – Investimento no desenvolvimento de serviços de suporte aos processos de internacionalização das PME, nomeadamente, em sensibilização, capacitação e consultoria.

Com uma dotação de 25 milhões de euros, esta é uma medida pensada para apoiar a internacionalização das PME através de canais de comércio eletrónico. Ao suportar investimentos em consultoria e serviços de capacitação, a Internacionalização Via E-commerce destina-se tanto às novas exportadoras como às empresas que vão começar agora este caminho.

Assim, estes apoios a fundo perdido serão distribuídos em duas frentes:

  1. Reforço do programa Exportar Online, centrado na promoção do comércio eletrónico para novas empresas exportadoras;
  2. Lançamento do programa Mais Mercados, um novo incentivo financeiro para empresas que pretendam diversificar os seus mercados internacionais.

Quer apostar no e-commerce e pretende apoios para desenvolver o seu projeto de investimento? Então, fale connosco para prepararmos a sua candidatura ao PRR!.

Apoios para a Rede Nacional de Test Beds

Artigo 5º, a) – Criação de uma rede nacional de test beds através do apoio a infraestruturas que visam criar as condições necessárias às empresas para o desenvolvimento e teste de novos produtos e serviços, e para acelerar o processo de transição digital.

Com candidaturas até 17 de junho, esta medida destinará cerca de 7,5 milhões de euros por projeto. O objetivo? Apoiar entidades públicas ou privadas na criação e operação de test beds, infraestruturas que posteriormente permitirão às PME ou Startups testarem versões piloto de novos produtos ou serviços, seja em espaço físico ou com simulação virtual.

Quer saber mais sobre esta medida? Nós ajudamos!

Há outras oportunidades a caminho!

Outro dos destaques é a criação de Aceleradoras de Comércio Digital, um estímulo à criação de 25 entidades que apoiarão a transição digital das empresas. As incubadoras de Startups tecnológicas poderão contar com 400 vouchers e, para Startups com projetos dedicados à sustentabilidade ambiental, serão disponibilizados 3 mil vouchers.

Vamos fazer da sua empresa uma EMPRESA 4.0?

Enquanto aguardamos pelos apoios do Portugal 2030, este Sistema de Incentivos será uma oportunidade para as empresas se posicionarem na dianteira da Transição Digital.

Os concursos serão conhecidos nos próximos meses. Por isso, se pretende investir na digitalização e apresentar uma candidatura vencedora ao PRR, fale connosco!

Estamos preparados para ajudar a levar a sua empresa mais longe!

Vamos pôr mãos à obra?