Implementação de Canais de Denúncia
Garanta a conformidade da sua empresa com a Lei nº 93/2021!
Necessita de implementar canais de denúncia na sua organização?
A Lei n.º 93/2021 já está em vigor e obriga qualquer empresa com 50 ou mais colaboradores ater um sistema de whistleblowing implementado internamente.
O objetivo? Assegurar que trabalhadores, fornecedores e parceiros possam denunciar más condutas sem riscos de retaliação. Mais do que uma obrigação legal, a Lei de Whistleblowing é uma vantagem competitiva para as empresas se diferenciarem no mercado!
Em parceria com a SEGI Consulting, a ESTRATEGOR assegura às empresas um serviço externo integrado e 100% adaptado à realidade da sua empresa ou organização, que engloba:
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Implementação de um canal de denúncias interno
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Designação de um gestor de denúncias (100% isento)
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Um procedimento capaz de ser auditado através de um software estruturado
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Arquivo digital integral
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E se a sua empresa estiver inserida num Grupo? Nesse caso, as entidades do mesmo Grupo poderão partilhar o mecanismo de receção e acompanhamento de denúncias, desde que as organizações em causa não sejam de direito público e tenham entre 50 e 249 colaboradores.
Nesse cenário, deverão utilizar um software que permita a criação de acessos exclusivos para cada entidade.
Como é o processo de implementação?
O processo é constituído por três elementos:
1) Implementação do esquema de proteção de denunciantes:
Desenho de um esquema de proteção de denunciantes à medida das necessidades e especificidades da entidade. Englobados neste sistema estarão os seguimentos procedimentos e documentação:
- Política de proteção de denunciantes, na qual se identifica o procedimento interno para salvaguarda dos mesmos;
- Definição da equipa de gestão de denúncias e atribuição das respetivas responsabilidades
Integradas neste esquema deverão estar, ainda, a formação de colaboradores e a garantia de que a política de proteção de dados pessoais implementada na organização seja compatível, não apenas com o esquema, mas também com o software a utilizar.
2) Software de Gestão de Denúncias Internas:
A fim de assegurar a eficiência dos canais internos de denúncia e garantir a segurança e privacidade de todos os agentes envolvidos, as organizações deverão optar por uma plataforma digital (software) que:
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- Receba uma denúncia de modo confidencial e anónimo
- Distorça a voz do whistleblower, caso a denúncia seja gravada em áudio
- Permita a interação com o denunciante em qualquer situação necessária
- Esteja equipada com uma solução criptografada com validação de 2 fatores
- Esteja certificada pelo standard ISO 27001, sendo auditada pela ISAE 3000
- Permita a auditoria completa de todos os registos e eventos
- Apresente relatórios integralmente criptografado
3) Gestor externo para o esquema de denúncias:
Se necessário, a equipa da ESTRATEGOR / SEGI Consulting poderá assumir a gestão externa dos canais de denúncia da sua organização. Nesse caso, os nossos profissionais experientes assumirão as seguintes responsabilidades:
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- Receção das denúncias
- Follow-up das mesmas, dentro do prazo legal de 7 dias
- Contacto com o denunciante
- Elaboração do relatório da denúncia, no contexto do qual são indicadas ações a tomar pela organização
Ao optar por um gestor externo, a sua organização garante absoluta isenção e o respeito pelas normas e legislação aplicável. Sublinhe-se, ainda, que todo o trabalho desenvolvido pela nossa equipa de gestores é 100% auditável, podendo ser demonstrado às autoridades.
O acompanhamento proporcionado pela ESTRATEGOR / SEGI inclui também ações de formação periódicas junto dos colaboradores que intervenham no sistema de proteção de denunciantes.
A ESTRATEGOR / SEGI atua com base em competências especializadas nas áreas Jurídico-legal, Certificação e Assuntos Regulamentares e Tecnologias de Informação.
Precisa de apoio? Fale connosco!
