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O que é a ISO 9001? | Sistemas de Gestão da Qualidade | Requisitos

A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SG-Q) é uma decisão estratégica da organização que melhora o desempenho geral e fornece um suporte para a implementação de iniciativas sustentáveis.

A presente norma (ISO 9001) especifica os requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, ao permitir formular uma política e objetivos, visando:

  • Disponibilizar, de forma consistente, um produto / serviço que cumpra os requisitos do cliente;
  • Incrementar a satisfação do cliente, pela adoção de uma filosofia de gestão baseada na melhoria contínua;
  • Identificar riscos e oportunidades relacionados com o seu ambiente e objetivos;
  • Demonstrar a conformidade com requisitos específicos do Sistema de Gestão da qualidade.
 
 

Atividades a implementar

A fim de assegurar a implementação de um Sistema de Gestão em consonância com o normativo ISO 9001, é necessário:

  • Identificação, controlo e monitorização dos processos;
  • Avaliação do desempenho dos processos;
  • 5SS;
  • Garantia do tratamento completo de reclamações;
  • Sistematização do controlo da conformidade do produto;
  • Avaliação de Fornecedores;
  • Determinação da satisfação dos Clientes;
  • Formalização de uma Política da Qualidade;
  • Sensibilização dos Colaboradores para Qualidade;
  • Definição de Objetivos da Qualidade;
  • Realização de auditorias internas;
  • Gestão da manutenção;
  • Definição e Implementação de procedimentos operacionais.
 

 

Processo de implementação:

  • Formação

    • Workshop com a Administração
    • Formação da Equipa Coordenadora
  • Diagnóstico

    • Nomeação dos consultores e da equipa interna
    • Recolha de informação
    • Elaboração do Relatório de Diagnóstico
    • Aprovação do Plano de Implementação
  • Implementação

    • Formação da equipa interna e colaboradores-chave
    • Implementação das ações
    • Verificação da implementação das ações e execução do Plano de implementação
  • Auditoria Interna

    • Realização da auditoria interna
    • Entrega e discussão do Relatório à Gestão de Topo
    • Resolução de questões que possam ter sido identificadas
 

 

Certificação:

A certificação é atribuída por um Organismo Certificador credível para as partes interessadas.

Quando este organismo verifica, através de uma auditoria de concessão, a conformidade com os requisitos normativos e legais emite um certificado e concede o direito de usar a marca de ‘empresa certificada’.

nossa equipa de consultores acompanha-o desde a seleção do Organismo Certificador até à emissão do certificado.

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