Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados

As empresas que querem desenvolver inovação, diferenciar-se no mercado e crescer internacionalmente reconhecem a importância de apostar em recursos humanos altamente qualificados.

Felizmente, não estão sozinhas. O Portugal 2030 dinamiza apoios a fundo perdido para a contratação de trabalhadores com nível de habilitação 6 (licenciatura), 7 (mestrado) e 8 (doutoramento ou pós-doutoramento).

Se pretende saber mais sobre financiamento para a Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados, fale connosco!

Contratação de RH

Quais as despesas elegíveis?

No âmbito destas candidaturas, são elegíveis:
  • Custos salariais com a contratação de RH;
  • Encargos sociais obrigatórios.

Critérios de elegibilidade (empresas)

  • Ter certificação PME;
  • Dispor de contabilidade organizada;
  • Não estar em situação de dificuldade;
  • Apresentar situação económico-financeira equilibrada.

Que despesas não são elegíveis?

  • Suplementos ou prémios de desempenho;
  • Trabalho extraordinário, noturno, em dias de descanso;
  • Subsídio de refeição.

Critérios de elegibilidade (operações)

  • Prever a contratação de RH de nível 6 ou superior;
  • Apresentar um programa de inserção dos novos colaboradores;
  • Efetuar a contratação depois da candidatura;
  • Respeitar os limites mínimos e máximos de remuneração.

Requisitos para uma boa candidatura

Este programa de apoio destina-se a micro, pequenas e médias empresas (PME) que pretendam criar postos de trabalho e promover o emprego qualificado, numa lógica que promova a inovação, a introdução de novos conhecimentos e a competitividade.

Para que uma candidatura seja bem sucedida, é essencial que:

  • Os novos RH contribuam para ampliar a Inovação e I&D na empresa;
  • O Projeto vá ao encontro dos desafios regionais (RIS3);
  • Existam meios tecnológicos adequados ao novo posto de trabalho;
  • Se promovam políticas de igualdade (por exemplo: género sub-representado);
  • Existam parcerias com entidades de I&D ou outras relevantes.

 

Notas adicionais:

  • A contratação de RH de nível 6 ou 7 implica uma experiência mínima de 5 anos no mercado de trabalho;
  • Se os RH obtiveram a sua qualificação numa universidade no estrangeiro, será necessário obter o reconhecimento de equivalência, emitido por uma entidade de ensino portuguesa.

 

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José Miguel Lopes

José Miguel Lopes

Consultant