Como internacionalizar o seu negócio? Passos e Dicas

Internacionalização de Negócios

Quer internacionalizar o seu negócio e não sabe por onde começar? O que fazer ou como avançar?

Tem uma ideia de negócio ou a sua atividade necessita de se expandir e crescer além fronteiras? O mercado nacional é insuficiente ou obtém maior rentabilidade em exportar os seus produtos?

Estas são apenas algumas questões que surgem quando se pensa em internacionalizar um produto ou uma marca. O comércio internacional afigura-se como um conjunto de oportunidades e desafios e onde todos procuramos o nosso espaço para brilhar. São vários os produtos e marcas portuguesas de sucesso e reconhecidas a nível mundial.

Hoje em dia, graças à globalização, conquistar novos mercados não é impedimento para os empresários.

Dicas sobre como internacionalizar o seu negócio:

Faça uma análise SWOT à sua Empresa

Conhecer os seus pontos fortes e fracos, onde pode melhorar e como pode precaver-se de eventuais ameaças, é sempre uma ferramenta útil em todos os momentos. Avalie a sua Empresa e identifique oportunidades de crescimento, saiba como se diferenciar da concorrência e aposte nas suas mais-valias. Uma análise cuidada é o ponto de partida para o sucesso. Defina a sua estratégia de crescimento de dentro para fora da Empresa.

Defina estratégia de internacionalização

Partindo da análise da Empresa, defina para onde quer crescer. Analise bem os Países mais próximos numa fase inicial, conheça como se desenvolve o mercado, quais os hábitos de consumo, quais os concorrentes. Estabeleça contactos e junte-se a parceiros experientes que o possam ajudar. Visite os países e os certames do setor.

Conheça o mercado internacional

Ajuste o seu produto às especificidades do país; Desenvolva uma estratégia de marketing internacional – Produto, preço, comunicação e distribuição; Adeque a sua estratégia de preço de acordo com o posicionamento que pretende atingir.

Avalie a distribuição e logística

Os custos de transporte e alfandegários devem ser considerados na sua estratégia de definição de preço. Se a sua diferenciação da concorrência for pelo preço, considere exportar para países vizinhos.

Supere barreiras

Irá enfrentar desafios diferentes de país para país. As dificuldades podem ser linguísticas, legais, burocráticas…. O importante é não desistir. Seja resiliente e informe-se junto de quem o poderá ajudar, seja outro empresário do setor, empresários internacionais, associações nacionais, etc.

Informe-se sobre apoios nacionais à internacionalização

O Quadro Comunitário Portugal 2030 terá financiamentos muito apelativos para quem inicia o processo de internacionalização, bem como para as que já se encontram, há anos, a crescer dentro e fora da Europa. Prevista está a abertura de apoios para participação em feiras internacionais, ações de marketing e comunicação, contratação de pessoas especializadas, entre outros investimentos.

Aproveite esta oportunidade. Procure ajuda especializada. Fale com a Estrategor.
Temos consultores especializados que o podem ajudar neste processo.

.[vc_empty_space height=”25px”][krth_contact id=”18959″ form_title=”Para mais informações, fale connosco!”]_