Formação em Kaizen, Resolução de Problemas

A Formação em Kaizen e Resolução de Problemas na GEPACK

Depois de conhecidas as ferramentas 5S´s e Gestão Visual, a formação Kaizen/Lean, co-financiada pelo Portugal 2020, prosseguiu na GEPACK em torno de uma nova temática: Resolução de Problemas.

No âmbito da metodologia Kaizen/LEAN, a análise da cadeia de valor (value stream) é fundamental pois permite, de forma sistemática e criteriosa, verificar as atividades que agregam valor (ao cliente e stakholders). Nesta cadeia de valor, uma das atividades críticas (mas absolutamente fundamental!) à eficácia da gestão organizacional é a eficiência conseguida na resolução de problemas.

A metodologia kaizen/Lean apresenta-nos ferramentas de resolução de problemas, de baixa complexidade na sua implementação, mas de elevada eficácia. O “segredo do sucesso” parece ficar muito a dever ao rigor e à disciplina com que os colaboradores implementam estas ferramentas.

A filosofia Kaizen/Lean sugere que não se tente, de forma precipitada, adiantar soluções para aquilo que não se conhece. Por isso, é necessário, antes de mais, identificar claramente o problema, perceber o tipo de problema, compreender porque que é que o problema não se resolve, quais são os sintomas do problema, verificar quais são as abordagens possíveis à sua resolução e depois (só depois) definir um processo de resolução do problema. O método 8D – que significa, na origem, 8 Disciplines -pode ser uma das ferramentas a utilizar e foi abordada no curso de Resolução de Problemas da GEPACK, no âmbito do seu projeto de investimento, co-financiado pelo Portugal 2020.

O que aprenderam os formandos sobre esta ferramenta Kaizen de resolução de problemas?

Aprenderam quais são as 8D:

  • DO Preparação do processo
  • D1 Definição e constituição da equipa
  • D2 Descrição do problema
  • D3 Desenvolvimento de Ações Temporárias de Contenção
  • D4 Definição e verificação de causas-raíz
  • D5 Seleção e verificação de ações corretivas permanentes
  • D6 Implementação e validação de ações corretivas permanentes
  • D7 Prevenção da recorrência
  • D8 Reconhecimento da equipa

Ficaram a compreender porque se deve aplicar cada “D”, para que serve e como se pode fazer (ferramentas).

A formação não assentou meramente na transmissão de teoria mas na criação de oportunidades para os formandos aplicarem os conhecimentos, nomeadamente, na resolução de casos práticos, com proximidade às situações-problema do dia-a-dia laboral da GEPACK. De salientar, contudo, que a aposta da GEPACK na inovação organizacional com base na aposta na formação profissional associada à implementação da filosofia de gestão Lean, não cessou com este curso de Resolução de Problemas.

Considerando a metodologia Lean/Kaizen um factor essencial para o acréscimo de produtividade e competitividade, a GEPACK continua, com afinco e determinação, a desenvolver o seu Plano de Formação Kaizen/Lean.

No próximo post sobre a matéria continuaremos a apresentar a metodologia Lean/Kaizen. Não perca!