5 Razões para Apostar no Ecommerce

 

O ecommerce chegou para ficar. Pretende aumentar as exportações da sua empresa? Reforçar a visibilidade digital da sua marca? E facilitar a relação com o cliente, não obstante as fronteiras geográficas? O ecommerce é uma resposta a tudo isso e muito mais! Falar de comércio digital, hoje, é também falar de internacionalização. E a razão é simples: ao apostarem no ecommerce, as PME podem alcançar um maior número de potenciais clientes – e a um custo mais reduzido. Sim, isso mesmo: a aposta no ecommerce pode impactar toda a estratégia de internacionalização da sua empresa! Quer saber mais sobre as vantagens do ecommerce? Então, vamos a isso o quanto antes, pois há apoios a caminho para a internacionalização das empresas 4.0!

1) Internacionalização é reputação e visibilidade

Mais do que uma mera tendência ou outro canal de vendas, falar de comércio digital é falar de uma estratégia que deve ser pensada como um todo e com foco no cliente. Afinal, esta estratégia pode influenciar a notoriedade, visibilidade e, inclusive, a sobrevivência da sua empresa.

2) Internacionalização é identificar oportunidade

Sabe como começa um bom projeto de internacionalização? Tal como qualquer projeto de investimento, fazer o enquadramento é fundamental. Isso passa por identificar o potencial internacional do negócio, definir a abordagem aos mercados-alvo e saber quais as necessidades de investimento para ser uma verdadeira Empresa 4.0.

3) Ecommerce é conhecer melhor o cliente

Para além de levar o seu negócio a outras latitudes, o ecommerce muda também a relação com o cliente. Quer isso dizer que os ganhos se podem estender a todo o processo produtivo, já que passará a conhecer melhor as necessidades do cliente e a antecipá-las. Customizar soluções ou desenvolver um serviço de valor acrescentado é algo que lhe interessa? O Ecommerce torna tudo isso mais fácil!

4) O Ecommerce é vantagem competitiva

O comércio digital tem ainda outro dividendo para as PME: melhores condições para reforçar a vantagem competitiva. Não obstante a dimensão ou antiguidade, qualquer empresa tem aqui uma oportunidade para consolidar a sua posição internacional, quer nos mercados que já domina, como naqueles onde pretende afirmar-se. Mas, atenção: não se esqueça de garantir aspetos como a navegabilidade do website, clareza da informação e segurança de todo o processo de compra online.

5) Internacionalização via Ecommerce: há apoios a caminho!

Se a sua empresa já exporta ou pretende começar a exportar, temos boas notícias para si: vêm aí incentivos financeiros para a sua PME ser uma Empresa 4.0! A “Internacionalização Via ECommerce”, no âmbito no âmbito da Componente 16 do Plano de Recuperação e Resiliência, é uma dessas oportunidades. O objetivo? Promover a digitalização das empresas com incentivos a 50% para ações de capacitação, consultoria e sensibilização. Há ainda outra oportunidade à qual devemos ficar atentos: o Sistema de Incentivos Internacionalização de PMEs, do Portugal 2030. Este é o sucessor do anterior Quadro Comunitário, o Portugal 2020, e uma das áreas cruciais de apoio será a digitalização e a internacionalização.   Pretende iniciar ou reforçar a internacionalização da sua empresa? E candidatar-se ao Portugal 2030 ou outros incentivos financeiros? Fale connosco!