O setor Têxtil Português e o novo quadro comunitário – Portugal 2030

O setor Têxtil Português realizou, nas últimas décadas, um percurso de inovação notável. De uma indústria quase completamente afundada, foi construído um caminho que fez chegar ao topo das principais feiras do setor e às melhores lojas e marcas mundiais o nome de Portugal.

Cifras da ITV (2017):

  • Nº. de empresas: + 6.000
  • Volume de negócios: + 6 mil Milhões Euros
  • Volume de exportação: + 5 mil Milhões Euros
  • Mercados externos: + 180 países
  • Representação no PIB nacional: 3%
  • Peso no total das exportações nacionais: 10%

Principais mercados:

  • Espanha
  • França
  • Alemanha
  • Reino Unido
  • EUA

Criação de emprego:

  • +150 mil trabalhadores diretos.

A ITV Nacional é reconhecida por:

  • Design e conceção de novos produtos
  • Qualidade
  • Competência
  • Fiabilidade
  • Serviço
  • Cumprimento de prazos
  • Flexibilidade
  • Resposta rápida

A ITV atua nos segmentos:

  • Materiais têxteis
  • Têxteis-lar
  • Têxteis técnicos
  • Vestuário e Moda.

E nas áreas:

  • Private Label – fabricando para algumas das melhores marcas mundiais
  • Com Marca Própria.

Nos últimos anos, a competitividade da ITV no private label posicionou Portugal como um dos principais fornecedores de marcas de renome mundial. Estas empresas e marcas procuram Portugal para produzir as suas coleções, reconhecendo a qualidade, fiabilidade e capacidade das empresas Portuguesas.

 

O futuro passa por assumir um posicionamento como «Alfaiates do Mundo», com base na Inovação:

Produtos – Incorporação de novas fibras e tecnologias

  • Fibras recicladas
  • Fibras de origem sustentável
  • Materiais unifibra e 100% recicláveis
  • Materiais compósitos
  • Materiais mais leves e extremamente resistentes
  • Sistemas fibrosos responsivos ao estímulo
  • Monitorização de dados do corpo
  • Funcionalização (gestão de humidade, proteção UV, propriedades mecânicas)
  • Integração de sistemas LED, RFID, GPS e Blockchain

Processos – Automação e digitalização de processos

  • Robotização e automação de processos (+ flexibilidade + agilidade)
  • Monitorização de dados máquina
  • Monitorização de consumos energéticos

Organizacional e de Marketing

  • Fusão de empresas (aumentar a dimensão das pequenas empresas)
  • Aposta no Design e Criatividade
  • Criação de marcas próprias
  • Posicionamento como trendsetter em segmentos de alta gama
  • E-commerce personalizado (estilista digital para cada indivíduo; provas através de VR – realidade virtual)
  • Taylor-made (fabrico 3D à medida de cada cliente)

 

Os desafios concorrenciais esperados na próxima década, a evolução perspetivada em termos de tecnologia (I4.0) bem como o grau de I&D e inovação de produtos – não serão possíveis prosseguir sem o apoio do novo quadro comunitário.

Em janeiro de 2020, a Estrategor comemorou 25 anos de serviço à indústria Portuguesa. Neste percurso acumulamos conhecimento e experiência nos diversos quadros comunitários apoiando os projetos de investimento da industrial têxtil Portuguesa – desde pequenas a grandes empresas – reforçando os seus fatores de competitividade.

Orgulhamo-nos do sucesso internacional dos nossos Clientes e queremos ser parceiros nos seus novos desafios, mantendo a prestação de um serviço de qualidade diferenciada e reconhecida.

Caso pretenda conhecer os serviços e a Equipa Estrategor, contacte-nos!