E o prémio de ‘Best Startup’ vai para… FoodinTech!

premio de best startup para foodintech

Entre 300 candidatos que são o melhor em Portugal na área da Transformação Digital, o prémio de ‘Best Startup’ vai para… FoodinTech! Com mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de software e hardware e um cliente da Estrategor no âmbito dos Benefícios Fiscais, a empresa posicionou-se como um dos líderes da Indústria 4.0 na 8ª edição dos Portugal Digital Awards, a 29 de novembro de 2023.

O prémio ‘Best Startup’ destaca a melhor jovem empresa B2B a potenciar a transformação das grandes organizações e, neste evento organizado pela Axians e IDC, com a cobertura do Jornal Expresso, foi o projeto IFishCan que mereceu a atenção do júri.

O IFishCan é uma solução de Indústria 4.0 que integra sensores, Internet of Things, Inteligência Artificial e um sistema MES (Manufacturing Execution System) para dar às empresas do setor agroalimentar a oportunidade de reduzirem o desperdício durante o processo de transformação, otimizando ainda os consumos de água e energia. O objetivo não podia ser mais pertinente nos dias de hoje: maior eficiência e sustentabilidade.

 

premio de best startup para foodintechO prémio de  ‘Best Startup’ destaca a melhor jovem empresa B2B a potenciar a transformação digital das grandes organizações.

 

Para além do seu objetivo primordial, o projeto IFishCan centra-se na recolha de dados em tempo real para otimizar a operação e facilitar a tomada de decisão. E é o culminar de um trabalho com mais de dez anos, trilhado por uma empresa que assume a missão de apoiar a digitalização do nosso tecido empresarial e alinhá-lo com os pressupostos da indústria 4.0. Vamos, de seguida, conhecê-la melhor!

 

FoodinTech: moldar o futuro digital

Spin-off da Universidade do Porto (UP) e atualmente incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da UP, a FoodinTech desenvolve hardware e software para a Indústria. No entanto, a sua missão vá um pouco além disso, como demonstra a marca Flow Manufacturing.

A Flow M corresponde a um software de gestão industrial MES cujas mais-valias passam pelo acompanhamento em tempo real da produção, integração de dados, escalabilidade e adaptabilidade. Ou seja, estas potencialidades – em uníssono – traduzem-se numa maior fiabilidade e eficiência na gestão do processo de produção.

E há ainda produtos dedicados à qualidade, logística, restauração, todos suportados em sistemas de tratamento de informação e automação, com o objetivo de aportar às empresas maior competitividade e rentabilidade.

Todavia, para alcançar este nível de capacitação técnica foi necessário investir numa área essencial: Investigação e Desenvolvimento (I&D). Já este investimento traduziu-se num importante retorno… Vamos falar de Benefícios Fiscais?

 

FoodinTech: moldar o futuro digital

É com orgulho e satisfação que a Estrategor tem vindo a acompanhar a evolução da vencedora do prémio de ‘Best Startup’, a FoodinTech, à qual endereçamos desde já os nossos parabéns.

Desde 2018 que apoiamos a empresa nas candidaturas ao SIFIDE, o benefício fiscal que compensa os investimentos em I&D através da dedução à coleta do IRC das respetivas despesas (pode encontrar aqui o Guia Completo deste incentivo fiscal!). Ora, ao longo do seu percurso, a FoodinTech tem feito da I&D o centro nuclear da sua atividade.

Foi, aliás, este investimento contínuo em I&D que permitiu à empresa disponibilizar ao mercado, não apenas respostas específicas às necessidades do setor agroalimentar, mas soluções adaptáveis ao contexto real de cada empresa.

Não surpreende, portanto, que esta estratégia resulte num prémio que vem agora premiar um percurso de constante inovação e que faça desta Startup um dos nossos casos de sucesso nas candidaturas ao SIFIDE. Não surpreende, é certo, mas nem por isso a FoodinTech deixa de lado o objetivo de potenciar a digitalização da indústria, uma missão à qual continuará a dedicar-se com empenho e motivação.

 

A sua empresa também se pode candidatar ao SIFIDE!

Se a sua empresa desenvolve novos produtos ou processos com base em atividades de investigação, fale já connosco para se candidatar ao SIFIDE e obter um benefício fiscal que pode ir até 82,5% do investimento em I&D!