PRR tem novos apoios para a Indústria 4.0!

PRR novos apoios industria 4.0

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tem novos apoios para a Indústria 4.0! Até 20 de dezembro de 2023, as empresas têm um apoio global de 60 milhões de euros para a transformação digital dos processos industriais.

Esta nova medida, inserida na componente 16 para as Empresas 4.0, surge da reprogramação do PRR e visa apoiar projetos de investimento nos setores da Indústria Extrativa e Indústria Transformadora. Ora, uma das boas notícias é o facto de este concurso se destinar a empresas de qualquer dimensão, não obstante a sua localização.

Ou seja, quer se localize em Portugal Continental, quer esteja estabelecida nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, a sua empresa pode candidatar-se aos novos apoios para a Indústria 4.0! Quer saber como? Explicamos-lhe tudo de seguida!

 

Financie a transformação digital da sua empresa!

O concurso TD-C16-i40: Indústria 4.0 visa apoiar projetos de investigação industrial, desenvolvimento experimental e de inovação organizacional e de processos, que se materializem na implementação de soluções da Indústria 4.0 e na integração de tecnologias digitais avançadas.

Na prática, as empresas da indústria extrativa ou transformadora devem focar-se na transformação digital dos seus processos, promovendo investimentos nos seguintes domínios:

    1. Transição digital dos processos operacionais, incluindo a produção e a gestão e o planeamento logísticos.
    2. Soluções para armazenamento, gestão e tratamento avançados de dados.
    3. Soluções de inteligência artificial aplicadas ao processo de produção.
    4. Representações digitais e modelização virtual (gémeos digitais), simulação e modelização industrial.
    5. Esboço e fabrico aditivo.
    6. Projetos de realidade aumentada, realidade virtual e visão artificial aplicados aos processos.
    7. Robótica colaborativa e cognitiva, interface homem-máquina, sistemas de ciberfísica.
    8. Sensores e eletrónica avançada, Internet das Coisas, soluções de computação em nuvem e periférica.
    9. Infraestruturas de rede, comunicação e computação avançada associadas a processos.
    10. Software inovador, interoperabilidade dos sistemas.

 

Enquadrados em pelo menos um destes domínios, os projetos devem apresentar entre 70.000 e 500.000 euros de investimento e serem executados em 18 meses, no máximo. Se cumprirem estas condições, os beneficiários terão disponível um apoio a fundo perdido (não reembolsável) até 200 mil euros, durante 3 exercícios financeiros.

Já a taxa de financiamento começa nos 55%, existindo as seguintes majorações:

    • +10 p.p. para Médias Empresas;
    • +20 p.p. para Pequenas Empresas;
    • +10 p.p. para as empresas localizadas nas regiões do Norte, Centro, Alentejo, Açores e Madeira.

 

Contas feitas, a taxa de apoio pode ascender a 85% do montante das despesas elegíveis. E, já que falamos nisso, vamos saber quais são elas!

Transforme a sua empresa numa Empresa 4.0!

Como referimos, estes novos apoios para a Indústria 4.0 destinam-se à implementação integrada de tecnologias digitas, nomeadamente:

    • Aquisição de equipamentos e componentes;
    • Aquisição de Software (incluindo subscrições de Software as a Service durante 12 meses);
    • Serviços de consultoria e engenharia;
    • E, finalmente, despesas com a intervenção de contabilistas certificados ou revisores oficiais de contas, até um valor de 2.500 euros.

Mas, atenção: para que sejam considerados elegíveis, estes investimentos só poderão iniciar-se após a submissão da candidatura.

Candidate-se aos novos apoios para a Indústria 4.0!

Embora o processo de avaliação dos projeto paute pela simplificação, já que será apenas validado o cumprimentos das condições de elegibilidade, este concurso só estará aberto até dia 20 de dezembro. Porém, poderá encerrar antes disso caso o número de candidaturas atinja a dotação orçamental disponível.

Não há, portanto, tempo a perder! Se pretende implementar novas tecnologias digitais,fale já connosco para se candidatar ao PRR e fazer da sua empresa uma Empresa 4.0!