Simoldes Cria a Primeira Fábrica de Células de Iões de Sódio em Portugal

Cliente Estrategor: Grupo Simoldes

 

Ainda a recuperar do cenário pandémico, o mundo empresarial confronta-se com novos desafios, incertezas e custos acrescidos. A resiliência transformou-se, por isso, num requisito essencial à sobrevivência dos negócios, tornando a inovação mais urgente do que nunca.

Numa conjuntura tão peculiar como esta, notícias de crescimento e sucesso empresarial são não apenas bem-vindas, como necessárias para motivar os empreendedores a remar contra a adversidade – motivo pelo qual partilhamos o mais recente projeto do Grupo Simoldes.

A multinacional de Oliveira de Azeméis prepara-se para desenvolver uma nova unidade industrial e um centro de desenvolvimento tecnológico no concelho, introduzindo-se assim na produção de células de iões à base de sódio para baterias.

Para esse efeito, a Simoldes vai concretizar um investimento de 23 milhões de euros, na sequência da candidatura apresentada (através de um consórcio que envolveu entidades como a FEUP ou o Vasco da Gama CoLab) ao programa de “Agendas Mobilizadoras” do Plano de Recuperação e Resiliência.

 

Metas para 2025 e 2026

Em declarações ao Jornal de Negócios, o diretor de inovação da Simoldes Plásticos, Júlio Grilo, assume a expectativa de dar início à produção das células de iões de sódio em 2025, com o intuito de assegurar a comercialização desta solução tecnológica em 2026.

A Simoldes Energy tornar-se-á, desta forma, a primeira empresa em Portugal a desenvolver esta tipologia de produto, devendo encontrar no setor da mobilidade e dos edifícios os seus principais mercados.

Em entrevista à mesma fonte, Júlio Grilo reconhece que os avanços na produção de células de iões de sódio poderão fazer com que, a seu tempo, esta tecnologia se torne um complemento cada vez mais económico e sustentável (ou, inclusivamente, uma alternativa) ao ião de lítio.

 

Os nossos parabéns!

Há 27 anos que a ESTRATEGOR acompanha a evolução do tecido empresarial português, tendo proporcionado ao Grupo Simoldes ações de formação profissional em áreas decisivas para o sucesso dos recursos humanos – desde a gestão de liderança à comunicação das equipas.

Assim sendo, é com orgulho e alegria que parabenizamos a Simoldes pela sua visão estratégica, espírito de inovação e capacidade de fazer de Portugal um país mais dinâmico e competitivo no desenvolvimento das grandes soluções do futuro.

 

Gostaria de desenvolver um projeto de investimento?

Tem uma ideia de negócio inovadora? Gostaria de concorrer aos apoios do Plano de Recuperação e Resiliência ou ao Portugal 2030 e não sabe como?

Fale connosco! A nossa equipa efetua o diagnóstico do seu projeto de investimento e aconselha-o na direção do sucesso.

_

Vamos pôr mãos à obra?