UE apoia empreendedorismo no feminino

Chama-se Women TechEU e é um programa de âmbito europeu para financiar start-ups Deep Tech lideradas por mulheres.

A iniciativa, integrada no programa operacional de inovação do Horizonte Europa, pretende incentivar uma maior participação feminina na indústria das engenharias e ciências. Aberto a mulheres na gestão de topo de empresas Deep Tech fundadas há pelo menos 6 meses, o concurso beneficiará a vencedoras com:

  • Financiamento de 75 mil euros;
  • Ações de mentoria e coaching através do programa Women Leadeship;
  • Participação nas atividades organizadas pelo InvestEU e pela Enterprise Europe Network.

Além destas vantagens, o Women TechEU revela-se também como uma oportunidade para networking, potenciando parcerias e contato com investidores.

 

Submissão de candidaturas

As candidaturas devem ser submetidas até 10 de novembro, no site do programa Women Leadership, promovido pelo European Innovation Council (EIC). Embora limitados a uma extensão máxima de 10 páginas, os projetos devem incluir:

  • Descrição detalhada do plano de negócios;
  • Estratégia de crescimento devidamente fundamentada (contemplando planos para inclusão social e de género);
  • Atividades delineadas para os próximos 5 anos;
  • Breve pitch em vídeo.

 

Uma Europa 2030 mais representativa

Da transformação digital dos negócios à medicina, nunca tecnologia e ciência estiveram tão próximas como hoje. Segundo o EIC, a indústria das engenharias e ciências representa cerca de 25% do ecossistema europeu, mas a participação feminina é ainda muito reduzida: apenas 15% das start-ups tecnológicas são fundadas por mulheres e só 6% contam com uma gestão de topo feminina.

O preconceito de género é um dos principais entraves à falta de representatividade no segmento Deep Tech. Ainda segundo o EIC, projetos liderados por mulheres têm maior dificuldade em captar investimento de capital de risco, principalmente na fase de arranque.

Por essa razão, a luta contra a exclusão social e a descriminação com base no sexo é um dos desafios prioritários para a Europa 2030.

 

Sim, podemos ajudar!

A Estrategor é especialista em Projetos de Investimento, desde a sua concetualização ao encerramento. Nos projetos candidatos a fundos comunitários (QREN e Portugal 2020), os nossos clientes já garantiram mais de 100 milhões de euros em financiamento.

Quer submeter um projeto robusto e vencedor ao Women TechEU? Ou candidatar-se aos apoios previstos no Portugal 2030 ou no Plano de Recuperação e Resiliência (a famosa “bazuca”)? Então podemos ajudar a revolucionar o seu negócio. Os seus objetivos são os nossos objetivos!

Fale connosco para mais informações.