Usando a norma ISO 45001 para trabalhar em segurança

Homem a transportar caixas de cartão num armazém.

As Organizações são responsáveis pela segurança e saúde dos seus trabalhadores e de outros que possam ser afectados pelas suas actividades. Assim a Organização deve promover e proteger o seu bem-estar físico e psíquico.

A implementação de um sistema de gestão da Segurança e Saúde no Trabalho fornece à Organização um instrumento para:

  • garantir locais de trabalho seguros e saudáveis
  • prevenir acidentes de trabalho e doenças profissionais
  • melhorar continuamente o seu desempenho na SST.

A norma EN ISO 45001 especifica requisitos de um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SG-SST).

Na implementação deste referencial, os perigos são identificados e os riscos reduzidos a níveis aceitáveis de segurança através da identificação e implementação de medidas preventivas e de controlo.

A  conformidade com os requisitos desta norma também  garante a conformidade legal e uma melhoria das condições de trabalho, impactando assim na motivação dos trabalhadores, produtividade e relacionamento com Seguradoras e outras entidades.

Para obter a conformidade com este referencial são implementadas estas actividades:

  • Identificação de perigos para a Segurança e Saúde dos Trabalhadores (SST).
  • Actividades de consulta e participação dos trabalhadores.
  • Implementação de medidas de prevenção e contenção dos perigos.
  • Obtenção da conformidade legal com a legislação da SST, licenciamentos, monitorização, comunicação, … .
  • Preparação da resposta à emergência.
  • Sensibilização dos Trabalhadores para a prevenção.
  • Controlo de fornecedores e subcontratados.
  • Formalização de uma Política de SST.
  • Definição de Objectivos da SST.
  • Realização de auditorias internas.
  • Implementação de procedimentos operacionais.
  • Implementação de procedimentos de controlo.

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