A Importância das SOFT SKILLS no mercado de trabalho

As entidades empregadoras pretendem que os seus colaboradores e candidatos demonstrem mais do que habilidades e conhecimentos técnicos. O candidato ideal será aquele que consegue reunir hard skills e soft  skills. Independentemente do cargo e função desenvolvida, a necessidade de saber ser, saber estar e saber fazer é fundamental para a evolução e sucesso profissional.

As hard skills correspondem a competências ensinadas ao longo do percurso educativo ou em contexto de formação profissional, sendo facilmente demonstradas e quantificadas.

Alguns exemplos:

  • Contabilidade;
  • Direito;
  • Engenharia;
  • Ensino;
  • Gestão;
  • Mecânica;
  • Medicina;
  • Nutrição;
  • Tecnologias da Informação.

As soft skills referem-se a competências comportamentais e sociais, sendo facilmente associadas a características da personalidade individual.

São exemplos de soft skills:

  • Assertividade;
  • Comunicação;
  • Espírito de Equipa;
  • Gestão de Tempo
  • Liderança;
  • Pensamento Criativo;
  • Pensamento Crítico;
  • Positividade;
  • Resolução de Problemas.

Importante será dizer que um ambiente de trabalho sustentável, saudável e produtivo depende das soft skills, da habilidade do indivíduo se relacionar com os outros de forma harmoniosa. Este é um dos desafios principais – saber conviver com os outros e gerir os conflitos inerentes a essa convivência que, por consequência, afetam a produtividade da equipa.

No processo de resolução de conflitos é essencial saber comunicar com o outro, identificar o problema e procurar uma solução viável para ambos.

A comunicação é uma das competências-chave no mercado de trabalho. Comunicar não se resume apenas em escutar e falar de forma clara e objetiva, embora sejam aspetos importantes, saber comunicar implica compreender a linguagem verbal (sons, linguagem, tom de voz) e a linguagem não verbal (expressões faciais; linguagem corporal, postura). Comunicar é saber quando e como partilhar as ideias, considerando
e dando abertura aos demais para exporem as suas opiniões.

São estas habilidades que diferenciam o candidato adequado do candidato ideal.

Se procura desenvolver e/ou aprimorar as suas soft skills, contacte-nos! A Estrategor dispõe de Soluções de Formação orientadas para a adaptação dos trabalhadores às exigências colocadas pelo mercado de trabalho.