Comunicação B2B: Como tornar a sua empresa mais relevante?

Adaptação. Desde que a pandemia de COVID-19 começou, esta palavra cravou-se em definitivo no nosso vocabulário. De repente, todos tivemos de nos adaptar – consumidores e empresas.

Se, num primeiro momento, sobreviver foi a prioridade, rapidamente se percebeu que a transformação digital era uma arma poderosa para aproximar a empresa dos clientes. É por essa razão, aliás, que o Plano de Recuperação e Resiliência prevê a atribuição de 650 milhões de euros para este objetivo.

Embora mais comum nas relações B2C (business to customer), a digitalização do negócio é crucial no universo B2B (business to business). Afinal, num mercado global, muitas são as empresas portuguesas que se relacionam entre si para suprir necessidades e fornecer soluções.

Comunicar é mais do que divulgar produtos!

Esta relação exige confiança e, claro, uma estratégia de comunicação. Contudo, é importante apostar na diferenciação e não ser apenas mais um.

Por isso, a ESTRATEGOR deixa algumas dicas para tornar a sua empresa mais relevante e competitiva. Interessado?

 

1) Branding

Uma marca é mais do que um nome ou logótipo. Da missão aos valores, do marketing de conteúdo aos showrooms, todas as iniciativas da empresa geram uma perceção no cliente. Por isso, é importante:

– Definir uma personalidade, com linguagem própria;

Ser coerente em todos os canais de comunicação;

Pensar a marca como um ser humano, capaz de despertar emoções ou de merecer a confiança dos outros.

 

2) Conteúdo

Criar conteúdo ajuda a gerar leads, tráfego e notoriedade. Mas, ao contrário do consumidor final, as empresas estão interessadas em informação especializada.

Para isso, pode:

Transformar o discurso técnico em linguagem de negócio, focada nas oportunidades e vantagens;

– Produzir vídeos que transformem produtos em soluções inspiradoras;

– Estabelecer um calendário, com momentos-chave em que a mensagem se torne mais relevante;

– Criar estratégias para redes sociais, Google Adwords, newsletters, email marketing e micro-sites;

 

3) Serviço digital, mas de proximidade

Reforçar os meios de gestão, conhecer as tendências e identificar oportunidades são passos essenciais para monitorizar e perpetuar a relação com os clientes. Procure investir em:

– Sistemas ERP (para desmaterializar as atividades de back-office) e soluções CRM (focadas na interação com o cliente);

– Plataformas cloud, com serviços de apoio, showrooms e sistemas de realidade virtual.

 

Da presença online à gestão de dados, todas as atividades de comunicação B2B implicam uma estratégia de transição digital baseada em: diagnóstico, desenvolvimento e acompanhamento.

Sabia que a Estrategor dinamiza um Serviço Integrado de Transformação digital?

Se está interessado em revolucionar a sua empresa, fale connosco para mais informações.