Quer aumentar as vendas online? Levar os seus produtos e serviços a novos mercados? E obter mais visibilidade online? Brevemente, serão lançados novos apoios para a Internacionalização Via E-Commerce, no âmbito da componente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para as Empresas 4.0. O objetivo? Ajudar as PME que querem começar a exportar e aquelas que querem aumentar as exportações e alcançar mais mercados. Quer saber como funciona? Explicamos-lhe tudo de seguida!
O que é o concurso Internacionalização Via E-Commerce?
O incentivo ao E-Commerce é um apoio ao comércio eletrónico internacional, que atinge este ano a sua terceira edição, com uma dotação de 6 milhões de euros. Concedido pela AICEP, é uma das medidas do PRR para as empresas concretizarem estratégias de internacionalização pela via digital.
Este programa do PRR dirige-se tanto para as PME que querem dar os primeiros passos no comércio online internacional, como para aquelas que já estão presentes no mercado externo e pretendem aumentar as suas vendas internacionais, apostando para isso em canais digitais:
• Criação ou dinamização de lojas online (B2B ou B2C);
• Adesão a novos marketplaces;
• E desenvolvimento de campanhas de marketing digital.
Com este apoio a fundo perdido, as empresas poderão eliminar barreiras geográficas, promover a digitalização e estreitar a relação com clientes internacionais, investindo, por exemplo, em:
Software e equipamentos destinados à internacionalização |
Implementação e otimização de UX design |
Criação de loja própria online e inscrição em marketplaces | Gestão de mercados, canais digitais, produtos e clientes |
Social media marketing e content marketing |
Custos com pessoal técnico para a implementação do projeto |
Implementação de SEO, SEA e estratégias de Marketing | Business Intelligence e Web Analytics |
Transforme cliques em novos clientes com o PRR
Os projetos devem focar-se no desenvolvimento de um Plano de E-Commerce Internacional, que, como veremos adiante, aborda a criação de lojas online ou a adesão a marketplaces, bem como estratégias de promoção digital. Dependendo da maturidade digital da empresa, os projetos podem enquadrar-se numa das seguintes tipologias:
• Novas Exportadoras: projetos de investimento entre 10.000 € e 25.000 €, promovidos por empresas que estão a iniciar a sua presença internacional através de canais digitais.
• Mais Mercados: projetos de investimento entre 25.000 € e 85.000 €, de empresas com experiência internacional, mas que procuram diversificar mercados.
Primeiros passos:
Como começar a Internacionalização via E-Commerce
Não só a internacionalização online é um processo exigente e criterioso, como também a candidatura deve obedecer a dois grandes requisitos: ter um Diagnóstico e um Plano de Internacionalização.
As candidaturas ainda não estão abertas. Mas, até lá, as empresas podem garantir o sucesso do seu projeto de investimento dando já estes dois passos:
1 – Obter um Diagnóstico E-Commerce junto da AICEP, o qual confirmará a elegibilidade da empresa e será a base do Plano de E-Commerce Internacional;
2 – Solicitar à AICEP o seu Plano de E-Commerce personalizado, que deverá ser apresentado com a candidatura e explicará a estratégia a implementar para começar a exportar ou aumentar as exportações online.
A internacionalização online começa aqui!
As candidaturas só começarão assim que for disponibilizado o aviso de concurso, o que está previsto para o final do mês de setembro e início de outubro.
Na Estrategor estamos disponíveis para ajudar a sua empresa a apresentar uma candidatura e a garantir todo o acompanhamento necessário à execução financeiro do seu projeto.
Fale já connosco e descubra como podemos ajudar a sua empresa a internacionalizar!