5 dicas para o seu projeto de Turismo ser apoiado pelo Portugal 2030!

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A sustentabilidade, diferenciação e inovação são preponderantes em qualquer candidatura ao Portugal 2030. No entanto, no setor do Turismo, estes três fatores adquirem especial relevância e são mesmo decisivos para a atribuição do apoio financeiro. Não só os projetos de Turismo devem ser disruptivos face à oferta existente, como devem também promover a internacionalização de um determinado destino e a competitividade de todo o setor. Ora, por essa razão, hoje partilhamos consigo 5 dicas para o seu projeto de Turismo ser apoiado pelos fundos do Portugal 2030.

 

1 – O seu projeto de turismo deve ser inovador

Para se candidatar à Inovação Produtiva (o concurso que concede até 40% de apoio financeiro para a criação de novo estabelecimento ou aumento da capacidade produtiva) e ser apoiado pelo Portugal 2030, o seu projeto de Turismo deve ser especialmente inovador. É que, ao contrário de setores como a Indústria, o Portugal 2030 é muito exigente no que concerne à inovação neste domínio.

Por outras palavras, o seu projeto deve ser tão inovador para a empresa como para o mercado, oferecendo produtos e serviços que valorizem os recursos endógenos, promovam a competitividade da região e sejam disruptivos face à oferta existente localmente.

Pense, por isso, na forma como poderá diferenciar o seu empreendimento e qual o efeito de arrastamento que terá sobre a região em que se insere. E, não se esqueça: o seu projeto deve estar vocacionado para o turista estrangeiro, já que isso reforçará a competitividade da região a nível internacional.

 

2 – Alinhe o seu projeto com as prioridades da Estratégia Turismo 2027

A Estratégia Turismo 2027 define a visão e metas do setor para a presente década. Por isso, as empresas devem alinhar os seus projetos de investimento com as prioridades estabelecidas neste documento, de modo a serem considerados projetos prioritários na hora de se candidatarem aos apoios financeiros do Portugal 2030.

Sumariamente, estes projetos prioritários:

      • Valorizam o Património histórico, cultural ou identitário, garantindo a sua conservação e contribuindo para a regeneração urbana das regiões e para o Turismo sustentável.
      • Impulsionam a Economia, pela atração de investimento, ou pela aposta em sistemas de economia circular, ou pelo reforço da inovação de Portugal enquanto destino turístico (assegurando propostas internacionalmente competitivas).
      • Potenciem o Conhecimento, gerando emprego qualificado, assegurando a transferência de conhecimento oriundo de Universidades ou Centros de Investigação para a atividade turística, ou através de projetos que transformem Portugal numa smart destination.
      • Gerem Redes e Conetividade, pela melhoria de sistemas de mobilidade, pelo envolvimento da sociedade no processo de desenvolvimento turístico, ou pela mobilização do trabalho em rede com outros setores.
      • Projetem Portugal, reforçando o posicionamento do país nos rankings internacionais, valorizando as comunidades lusodescendentes, ou fazendo de Portugal um destino de congressos e grandes eventos culturais / desportivos.

Sublinhe-se que estes são apenas alguns exemplos de possíveis enquadramentos. Recomendamos, posto isto, que fale diretamente com os nossos consultores para saber mais sobre as características dos Projetos Prioritários.

 

3 – Não se esqueça de promover a digitalização do Turismo

Numa candidatura ao concurso da Inovação Produtiva, os projetos no âmbito do Turismo devem englobar investimentos orientados para a transformação digital do setor. Porém, mais do que a simples automatização de processos e gestão, a Indústria 4.0 deve incluir soluções digitais para a personalização de produtos e serviços, bem como para conectar equipamentos e pessoas.

Procure incluir, portanto, algumas destas novas tecnologias digitais:

      • Realidade virtual ou realidade aumentada, promovendo uma experiência mais imersiva e o engagement com os turistas;
      • Soluções de Business Intelligence (BI), para uma análise em tempo real do volume de dados recolhidos;
      • Soluções de IoT para conectar sistemas físicos, plataformas online e dispositivos móveis em tempo real;
      • Cloud para armazenamento de dados.

Além disso, se o seu projeto de Turismo englobar relação com procuras segmentadas (CRM), planeamento eficiente de recursos (ERP) e a monitorização de processos, então, terá mais hipóteses de receber apoio financeiro do Portugal

 

4 – Ter um projeto de arquitetura

Antes de avançar com a sua candidatura, é crucial estar munido de um projeto de arquitetura e do respetivo parecer técnico aprovado pela Câmara Municipal. Este projeto de arquitetura deve incluir a memória descritiva do empreendimento, desenhos técnicos, orçamentos, estudo de impacto ambiental e as caraterísticas dos materiais que reforçam a eficiência, sustentabilidade e diferenciação do novo estabelecimento.

 

5 – Reunir todos os documentos obrigatórios

Para além do projeto de arquitetura e parecer técnico, a sua candidatura deve ainda incluir alguns documentos fundamentais para a análise, dos quais se destacam:

      • Ofício de aprovação do licenciamento enviado pela Câmara Municipal, com indicação da respetiva data de deferimento e cópia da Licença de construção emitida pela Câmara Municipal, caso já tenha ocorrido;
      • Documento que legitima a empresa a executar o investimento e explorar o empreendimento/estabelecimento/animação (contrato de compra e venda, arrendamento, comodato ou outro);
      • Cópia dos registos prediais atualizados (Caderneta Predial e Certidão de Registo Predial) relativos ao imóvel objeto de intervenção
      • Estudo de viabilidade económico-financeira que suporta os dados constantes das Demonstrações de Resultados e Balanços Previsionais.

Tem um projeto de Turismo? Obtenha apoio do Portugal 2030!

Com as candidaturas à Inovação Produtiva já a decorrer, preparar antecipadamente o seu projeto de investimento é crucial para aumentar as hipóteses de receber apoio financeiro do Portugal 20230.

A primeira fase deste concurso encerra a 16 de setembro e, a segunda, no final do ano, a 30 de dezembro. Por isso, fale já com os nossos consultores para preparar a candidatura da sua empresa e receber até 40% de apoio a fundo perdido!