Conheça os 7 concursos do Portugal 2030 mais importantes para a sua empresa!

Conheca os 7 concursos do Portugal 2030 mais importantes para a sua empresa

Já planeou os investimentos para este ano? Quer pretenda expandir a atividade ou investir em áreas de competitividade críticas para o seu negócio, hoje ficará a conhecer os 7 concursos do Portugal 2030 mais importantes para a sua empresa.

Mas, atenção: estes 7 concursos poderão ajudar a tirar do papel aqueles projetos mais ambiciosos, porém, nunca é de mais lembrar as 4 etapas para a elaboração de um projeto de investimento. Afinal, é aqui que o sucesso de uma candidatura começa!

Vamos, então, conhecer as melhores oportunidades do Portugal 2030!

 

Concursos do Portugal 2030 já abertos

1) Sistema de incentivos à investigação e desenvolvimento tecnológico (SI I&DT)

 

Destinatários: PME e Small Mid Caps

Regiões: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve

Taxa de incentivo máxima: 80%

Candidaturas até:

Fase 1: 22 de fevereiro (para as empresas que apresentaram o Registo de Pedido de Auxílio)

Fase 2: 30 de abril

Fase 3: 30 de agosto

Fase 4: 30 de dezembro

 

Começando pelas oportunidades com maior potencial, mas também os prazos mais “apertados”, este concurso do Portugal 2030 já está a decorrer e tem uma dotação global superior a 100 milhões de euros.

O SI I&DT apoia atividades de investigação industrial e desenvolvimento experimental, ou seja, os projetos devem visar a criação de novos produtos ou processos, bem como a introdução de melhorias significativas. E é um dos concursos do Portugal 2030 mais importantes para a sua empresa pois os apoios financeiros podem chegar aos 80%!

Ainda neste domínio é de sublinhar a abertura do concurso “I&D Empresarial – Regime Contratual Investimento (RCI)”, destinado a projetos de valor igual ou superior a 10 milhões de euros e com efeito estruturante para a melhoria do perfil de especialização da economia portuguesa.

Por isso, se quer saber mais sobre os apoios do Portugal 2030 para a I&D, fale connosco!

 

2) Investimentos de base territorial – Inovação e modernização para o aumento da produção e Criação de novas empresas e negócios

 

Destinatários: Micro e Pequenas Empresas

Regiões: Algarve (brevemente para outras regiões)

Taxa de incentivo máxima: 60%

Candidaturas até:

Fase 1: 29 de fevereiro

Fase 2: 31 de julho

Fase 3: 16 de dezembro

 

Com uma taxa de financiamento até 60%, o Sistema de Incentivos de Base Territorial – Inovação e Modernização é uma oportunidade para investir na criação de micro e pequenas empresas ou na expansão/modernização dos negócios.

As candidaturas já estão abertas para o Algarve e, segundo o Plano Anual de Avisos, entre maio e setembro de 2024 decorrerão as candidaturas para o Norte. Já o Alentejo e o Centro poderão contar com avisos de candidatura mais para o final do ano.

Pode conhecer melhor este programa de inovação e modernização aqui!

 

3) Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados

 

Destinatários: PME

Regiões: Norte, Centro, Alentejo e Algarve

Taxa de incentivo máxima: 50%

Candidaturas até: Períodos faseados até ao final do ano, conforme a região

 

Se a I&D é uma das apostas prioritárias da sua empresa, este Sistema de Incentivos é outra oportunidade a aproveitar, com uma taxa de incentivo de 50% dos custos com o vencimento, despesas com Segurança Social e Seguro de Acidentes de Trabalho.

Falamos de um apoio financeiro para as PME contratarem profissionais especializados, com grau académico igual ou superior à Licenciatura. Ou seja, mais do que reforçar a equipa, trata-se de promover a aquisição de massa crítica, desenvolver atividades científicas e de transferência de conhecimento, apoiando os processos de inovação empresarial.

 

4) Investimento Empresarial Produtivo para uma Transição Justa no Alentejo

 

Destinatários: PME

Regiões: Alentejo Litoral (concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines)

Taxa de incentivo máxima: 60%

Candidaturas até:

Fase 1: 12 de abril

Fase 2: 31 de julho

Fase 3: 18 de outubro

Fase 4: 16 de dezembro

 

A sua empresa é uma PME, está situada no Alentejo Litoral e tem em vista um projeto de investimento para a criação de um novo estabelecimento, aumento da capacidade produtiva ou diversificação da produção? E é um projeto com potencial internacional e positivo para a Transição Climática?

Se respondeu sim, pode candidatar-se a apoios financeiros para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços. Este concurso do Alentejo 2030 está aberto aos setores Agroalimentar, Energias Renováveis e Turismo, com uma taxa de financiamento até 60%.

Saiba mais sobre os apoios à Transição Justa neste artigo.

 

5) SICE – Inovação Produtiva

 

Destinatários: PME

Regiões: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve

Taxa de incentivo máxima: 40%

Candidaturas a decorrer: Entre abril e dezembro de 2024

 

É um dos concursos do Portugal 2030 mais importantes para a sua empresa e estará aberto em períodos faseados até ao final do ano: Inovação Produtiva.

Abrangendo as regiões do, falamos de 320 milhões de euros para apoiar o investimento na criação de um novo estabelecimento ou o aumento da capacidade produtiva, promovendo a inovação de bens, produtos e serviços transacionáveis e internacionalizáveis.

 

 

6) SICE – Internacionalização das PME – Operações individuais

 

Destinatários: PME

Regiões: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve

Taxa de incentivo máxima: 50%

Candidaturas a decorrer: Entre junho e dezembro de 2024

 

Para aumentar a capacidade exportadora, o reconhecimento e visibilidade internacionais, o SI Internacionalização tem ao dispor das empresas 32 milhões de euros em apoios para áreas críticas como o marketing internacional, presença online, e-commerce, presença em feiras internacionais, entre outros. uma taxa de financiamento de 50%.

 

7) SICE – Qualificação das PME

 

Destinatários: PME

Regiões: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve

Taxa de incentivo máxima: 50%

Candidaturas a decorrer: Entre maio e julho de 2024

 

Com uma dotação de 18 milhões de euros e disponível a PME de norte a sul do país, o programa de Qualificação das PME promove a aposta na digitalização dos modelos de negócio e nos fatores imateriais de competitividade.

 

Candidate a sua empresa aos apoios do Portugal 2030!

Quer saber mais informações sobre os apoios do Portugal 2030 para a sua empresa? Fale connosco para mais informações!