[vc_row 0=””][vc_column][vc_column_text 0=””]O passo decisivo foi dado em 2020, logo quando a pandemia de COVID-19 atingia um momento crítico: o isolamento social forçou os empresários a encararem a digitalização como uma estratégia de sobrevivência. Contudo, a transformação digital é bem mais do que isso: trata-se de uma condição essencial para uma empresa ser mais produtiva e competitiva.
Um estudo da Anacom, divulgado em setembro deste ano, revela que a iliteracia digital em Portugal ainda é predominante, o que tem atrasado o progresso de muitas empresas. Segundo o regulador:
- 35% dos portugueses recorrem ao comércio eletrónico (53% é a média na UE);
- As empresas nacionais registam baixa utilização de ferramentas digitais, como IoT (13% vs 18% na UE), Big Data (10% vs 13%) ou chats de atendimento (9% vs 12%).
São muitas as empresas que, diante das restrições impostas pela pandemia, ousaram abraçar novas competências digitais – e com sucesso! Mas esta ainda não é uma tendência. Em março, o Expresso revelava que 73% das empresas nacionais não tinham uma estratégia de digitalização, um número preocupante considerando que esta é uma das prioridades europeias para 2030.
Porque deve investir na Digitalização?
Se ainda restam dúvidas quanto à transição da sua empresa para o 4.0, então lançamos-lhe um desafio. Tente responder a qualquer uma destas questões:
- Lida com um grande volume de dados e quer obter informação relevante para tomar melhores decisões?
- Quer acelerar o desenvolvimento de produtos?
- Quer conquistar a preferência dos clientes fornecendo artigos mais customizados?
- Quer melhorar os processos de fabrico?
- Quer reduzir custos de produção?
- Quer garantir uma relação duradoura com os seus clientes?
Quão negativo seria para o seu negócio se a resposta fosse sempre “Não”?
A Transição Digital é, portanto, mais do que apenas adotar tecnologias disruptivas. Do cloud computing à Inteligência Artificial, esta é uma mudança profunda nos processos internos e modelo de negócio para, assim, se garantir um país mais coeso, evoluído e preparado para o futuro.
Oportunidades do PRR para a sua empresa
Empresários que pretendam recuperar o atraso face ao processo de Digitalização têm uma boa notícia no Plano de Recuperação e Resiliência! Só a componente das Empresas 4.0 conta com 650 milhões de euros em apoios.
Esta “bazuca” será aplicada com investimentos em três categorias:
- Formação profissional;
- Digitalização de negócios (teste de novos produtos e serviços, reforço do comércio digital e apoio a start-ups e incubadoras);
- Redução do uso de informação impressa (faturas e dados de clientes).
Mas a adoção de novas tecnologias engloba também outros domínios, embora de impacto indireto sobre as empresas. Das Finanças e Administração Pública à Justiça Económica, passando ainda pelo Ensino e Ambiente de negócios, 22% do Plano de Recuperação destina-se à Transição Digital.
Quer fazer da sua empresa uma Empresa 4.0? A ESTRATEGOR pode ajudar!
A ESTRATEGOR é o parceiro ideal para apoiar a transição digital da sua empresa. Há mais de 25 anos que garantimos aos nossos clientes candidaturas de sucesso ao Portugal 2020, Benefícios Fiscais e a Fundos Europeus.
A pensar em empresas como a sua, apresentamos-lhe o nosso Serviço Integrado de Transformação Digital. Este serviço, desenvolvido à sua medida, garante-lhe maior cibersegurança, mais clientes, maior competitividade e rentabilidade. Vamos mudar o rumo da sua empresa?
.[vc_empty_space height=”20px”][krth_contact id=”2257″ form_title=”Seja um dos nossos projetos de sucesso!”]_