Transição Climática
Um dos objetivos do atual quadro comunitário – Portugal 2030 – é direcionar a economia nacional para uma trajetória de crescimento sustentável, assente num modelo de desenvolvimento competitivo e resiliente, com base no consumo eficiente de recursos naturais e energéticos.
Os diversos programas de apoio ao investimento – sejam estes direcionados para os setores da Indústria, Serviços, Comércio, Turismo ou outros -, deverão incentivar a transição climática dos beneficiários, garantindo-se assim que as empresas possam responder aos desafios emergentes da descarbonização e do combate às alterações climáticas.
Muitos dos avisos de candidatura no âmbito do Portugal 2030 devem, por isso mesmo, prever a aplicação de majorações no total de apoio a fundo perdido para entidades que realizem investimentos relacionados com a transição climática do nosso tecido empresarial.
Eis alguns exemplos de investimentos elegíveis:
- Sistemas fotovoltaicos
- Sistemas de iluminação LED
- Otimização de motores elétricos
- Sistemas de bombagem
- Cogeração
- Sistemas de combustão
- Recuperação de calor
- Sistemas de monitorização e controlo
- Tratamento de efluentes líquidos e gasosos
- Isolamentos térmicos
- Redução da energia reativa
- Entre outros.
Portugal apresenta assim condições e oportunidades no domínio da economia verde, que devem ser exploradas e aproveitadas para gerar novas oportunidades de emprego, criação de riqueza e reforço do conhecimento.
Deseja concretizar um Projeto de Investimento? Fale connosco!

