É verdade que as Grandes Empresas estão excluídas dos apoios do Portugal 2030. Mas há uma boa notícia: as não-PME com projetos inovadores e estruturantes vão ter direito a um incentivo financeiro, enquadrável no Regime Contratual de Investimento (RCI)!
Ao todo, haverá uma dotação anual de 150 milhões de euros exclusivamente para Grandes Empresas, proveniente de verbas do Orçamento do Estado e de reembolsos de Quadros Comunitários anteriores.
Para usufruir deste apoio, as não-PME deverão apresentar de Inovação Produtiva ou de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, que visem a dinamização produtos / serviços inovadores e que tenham um efeito de arrastamento em diferentes agentes económicos.
Como vão funcionar as candidaturas?
De momento, ainda não existem informações sobre quando abrirão as candidaturas nem sobre quais as taxas de financiamento ou principais regras de acesso. Apesar disso, e se atentarmos na última atualização do RCI, deverão ter enquadramento:
Projetos de investimento superiores a 25 Milhões de euros, independentemente do setor de atividade, dimensão ou natureza jurídica do promotor;
Projetos com valor inferior ao referido, desde que promovidos por uma empresa com faturação anual consolidada com o grupo económico em que se insere superior a 75 Milhões de euros, ou por uma entidade não-empresarial com orçamento anual superior a 40 Milhões de euros.
Fique atento às notícias da ESTRATEGOR. Assim que surgirem novos desenvolvimentos em relação a este tema, a sua empresa será a primeira a conhecer as novidades!
Entretanto, se planeia realizar um projeto de investimento e gostaria de saber se pode concorrer ao Portugal 2030, então faça o nosso diagnóstico gratuito ou preencha o formulário abaixo!