Está para breve a abertura de um novo concurso do Portugal 2030 com apoios até 80% para a investigação, desenvolvimento e inovação. Falamos, mais concretamente, do Sistema de Investimento Integrado em Investigação, Desenvolvimento e Inovação Empresarial (SII I&D&I), cujas candidaturas estão previstas para maio e que contribuirá para alinhar o nosso país com as prioridades da Comissão Europeia para o crescimento sustentável.
Portugal é dos países europeus que menos verbas aloca à I&D, mas esta realidade pode mudar com este apoio financeiro do Portugal 2030. Em causa estão 106 milhões de euros para financiar investimentos produtivos complementares às atividades de I&D.
Ora, o SII I&D&I visa estimular a produção de bens e serviços de alta ou média-alta intensidade tecnológica, transacionáveis e internacionalizáveis. Por outras palavras, trata-se de promover a inovação produtiva com base em I&D e na cooperação entre empresas.
Vamos conhecer melhor este concurso do Portugal 2030 para a investigação, desenvolvimento e inovação?
106 milhões de euros para promover a I&D e a cooperação
Com uma dotação orçamental de 106 milhões de euros, a distribuir pelas regiões do Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve, este novo concurso do Portugal 2030 dá prioridade às candidaturas em copromoção.
Ou seja, são apoiados projetos de investimento apresentados por um conjunto de empresas (PME e/ou Grandes Empresas), bem como os projetos promovidos por Entidades Empresariais do Sistema de Investigação e Inovação em parceria com empresas.
E, já que falamos de projetos de investimento, importa sublinhar que o SII I&D&I apoia todas as atividades desde a investigação até à produção e introdução no mercado de novos produtos e processos. Assim, os projetos devem ser enquadráveis numa das seguintes tipologias:
-
-
- Criação de um novo estabelecimento;
- Aumento da capacidade de um estabelecimento já existente;
- Diversificação da produção para produtos não produzidos anteriormente no estabelecimento;
- Alteração fundamental do processo global de produção.
-
Investigação, desenvolvimento e inovação com apoios entre 25 a 80%
A taxa de incentivo começa nos 25% para o desenvolvimento experimental, como a criação de protótipos, por exemplo. Já a investigação industrial para a aquisição de novos conhecimentos e competências para o desenvolvimento de novos, produtos, processos e serviços é apoiada a 50%.
Há ainda majorações de acordo com a dimensão da empresa, colaborações, localização do investimento e cumprimento das políticas setoriais. Como tal, contas feitas, a taxa de apoio pode chegar aos 80%.
Todavia, caso a sua empresa pretenda apresentar um projeto de investimento, importa sublinhar que o inventivo não poderá exceder as taxas máximas do mapa de auxílios com finalidade regional.
Despesas elegíveis
Uma vez que falamos de um concurso do Portugal 2030 destinado à investigação, desenvolvimento e inovação, a lista de despesas elegíveis é bastante abrangente. Destacam-se, porém:
Pessoal técnico | Promoção e divulgação dos resultados |
Adaptação de edifícios e instalações | Instrumentos e equipamento técnico-científico |
Matérias-primas, materiais consumíveis e componentes | Aquisição de patentes |
Candidate-se ao Portugal 2030
O início das candidaturas ao SII I&D&I está previsto, como referimos, para maio. Ou seja, este é mesmo o momento de começar a preparar a sua candidatura!
Fale já connosco para obter apoios até 80% para a investigação, desenvolvimento e inovação!