Antes de avançar com novos investimentos produtivos, há questões importantes que deve colocar: Posso candidatar-me a incentivos financeiros? Como maximizar o efeito fiscal? É possível obter ambos?
Foi com este objetivo que a nossa área de Projetos de Investimento e Benefícios Fiscais apoiou a LINGOTE ALUMÍNIOS, S.A.
De facto, qualquer uma destas soluções é possível decorrente da especificidade da empresa e do investimento. Mas, em determinadas situações, é mais vantajoso recorrer unicamente a benefícios fiscais!
Vamos conhecer o caso de sucesso da Lingote?
Duas décadas de rigor e excelência
Sediada no concelho de Fafe, a Lingote é um dos pesos-pesados da nossa economia, dedicando-se à extrusão de alumínio e transformando-o em perfis para o setor da construção (caixilharias e varandas, por exemplo) e para indústrias diversas (como a automóvel e aeronáutica).
Graças à constante inovação tecnológica, a empresa atingiu rapidamente uma quota de mercado de 15% a nível interno. Atualmente, é a 2ª maior empresa do setor, destacando-se pelo excelente binómio qualidade/preço.
Cerca de 70% da sua produção estava direcionada para setores industriais, sendo empresas e setores exigentes no que à qualidade dos produtos diz respeito e reconhecendo a LINGOTE pelo serviço baseado na concetualização, desenvolvimento e fabrico de soluções tailor-made.
Mas a empresa traçou um objetivo ainda mais ambicioso: reforçar a presença em mercados externos, atuar mais próxima do consumidor final e apostar em segmentos de maior valor acrescentado, como a Arquitetura, onde os sistemas de alumínio são valorizados pelo seu design estético, qualidade, funcionalidade e sustentabilidade.
Projeto de Interesse Nacional
Design distintivo? Requisitos técnicos rigorosos? Tempo de fabrico reduzido? Nos mercados de valor acrescentado – aqueles onde a Lingote pretendia diferenciar-se – tudo conta. Por isso, a aposta passou por:
- Inovação dos processos tecnológicos;
- Aumento da capacidade instalada;
- Reforço da equipa e das competências técnicas;
- Abrangência a toda a cadeia de valor.
Estamos ainda perante uma empresa de referência – que trabalha em parceria com outras empresas da região – e que promove um importante efeito de arrastamento na economia regional, dado o seu potencial de geração de riqueza e criação de emprego.
Posto isto, em 2021, com o apoio da ESTRATEGOR, a Lingote viu reconhecido o seu estatuto PIN – Potencial Interesse Nacional. O desafio foi posicionar Portugal na dianteira do setor dos alumínios de valor acrescentado.
E, para isso acontecer, foi fundamental o investimento direto estrangeiro por parte do grupo europeu, CORIALIS.
Investir com incentivos fiscais
Neste contexto, foi promovida uma candidatura aos Benefícios Fiscais Contratuais ao Investimento Produtivo. A LINGOTE foi um dos projetos reconhecidos pela sua importância estratégica entre 26 grandes projetos.
Respondendo a este repto, o Projeto de Investimento engloba:
- Criação de uma nova unidade industrial;
- Aquisição de equipamentos de vanguarda tecnológica;
- Aposta na sustentabilidade ambiental;
- Formação e qualificação de colaboradores.
Trata-se de um projeto de investimento de grande dimensão, que reforçará a competitividade nacional.
Das isenções às deduções, há benefícios fiscais à medida de cada empresa e necessidade; |
Investimentos produtivos feitos em 2020 e 2021 podem usufruir de benefícios no IRC; |
Os benefícios fiscais podem obter uma dedução à coleta do IRC de até 82.5%. |
A sua empresa necessita de investir?
Se pretende inovar e chegar mais longe, a ESTRATEGOR pode apoiar a sua empresa!
Quer seja através do Portugal 2030 e/ou com Benefícios Fiscais, reforce a competitividade da sua empresa e conte connosco!