6 dicas para concorrer a Fundos Comunitários

O Portugal 2020 é o atual quadro comunitário de apoio à economia portuguesa.

Este quadro comunitário vigora entre 2014 e 2020, direcionando mais de 25 mil milhões de euros de fundos comunitários para estimular a competitividade das empresas Portuguesas. Inovação, Internacionalização, Inclusão Social, Emprego, Capital Humano, Sustentabilidade e Eficiência no uso dos recursos são alguns dos objetivos que integram este quadro comunitário. Se tem uma ideia, um projeto, se pretende redimensionar ou internacionalizar a sua empresa, então o Portugal 2020 pode ajudá-lo. Fale connosco!

Se decidiu candidatar-se aos fundos comunitários, mas não sabe como, então está a ler o artigo certo. Reunimos algumas dicas que serão úteis à sua candidatura.

1 – Leia os Programas disponíveis

Aceda ao site do Portugal 2020 e consulte a página «candidaturas abertas». Os programas disponíveis ajustam-se à sua atividade ou projeto? Se sim, verifique os prazos de candidatura e leia com atenção o aviso de abertura..

2 – Não ignore o Regulamento

O RECI – Regulamento Específico Competitividade e Internacionalização – é a bíblia dos Projetos de Investimento. Reúne toda a informação (elegibilidades, requisitos e exigências, taxas de apoio, etc.) necessária para a promoção de uma candidatura com sucesso.

3 –  Realize o registo no Balcão 2020

O processo de candidatura ao Portugal 2020 realiza-se de forma online, com base no portal «Balcão 2020». Será necessário realizar o registo no portal Balcão 2020 com recurso à senha fiscal atribuída pela Autoridade Tributária e Aduaneira.

4 – Reúna toda a documentação necessária

Para ter sucesso na sua candidatura, deve organizar um Dossier (digital) com todos os elementos que sustentam o seu projeto de investimento. Sejam por exemplo:

  • Certidão permanente da Empresa
  • Certidões de não dívidas às Finanças e Segurança Social
  • Licenciamento para a atividade que prossegue
  • IES – Informação Empresarial Simplificada
  • Mapas de amortizações
  • Balancetes
  • Mapas da Segurança Social
  • Orçamentos de cada investimento a realizar.

Esta documentação servirá de suporte à sua candidatura – podendo ser solicitada pelo IAPMEI / AICEP ou ADI – para análise.

5 – Diagnóstico Estratégico e Plano de Marketing

Tratam-se de documentos fundamentais e obrigatórios (requisito de candidatura). O projeto de investimento dever-se-á basear num diagnóstico estratégico da Empresa e num plano de marketing. Estes estudos devem incluir as projeções económico-financeiras – para os próximos anos – com base no histórico da Empresa e previsões de crescimento. A elaboração destes estudos poderá também servir para posterior elaboração da memória descritiva da candidatura ao Portugal 2020.

 

6 – Preenchimento e submissão da candidatura

Com acesso ao balcão 2020 e seleção da tipologia de candidatura, poderá realizar o preenchimento do formulário específico. Neste formulário deverá preencher – passo a passo – toda a informação requerida. Pode e deve utilizar a informação resultante dos estudos previamente referidos. As candidaturas são avaliadas em função do seu mérito, com pontuações finais entre 1 e 5 valores. São posteriormente hierarquizadas e, caso se situem acima do limiar de pontuação, serão financiadas pelo Portugal 2020.

Ainda tem dúvidas ou questões sobre como concorrer aos Fundos Comunitários? Podemos ajudá-lo!
A nossa equipa de  Consultores de Gestão, especializada no Portugal 2020,

Vamos pôr mãos à obra?