Alcançar a inovação, fazer a diferença no mercado, dispor de uma carteira de clientes satisfeita e de um volume de negócios em crescimento. Que empresário não se fascina com estas metas? Mas há outro elemento de que jamais poderemos esquecer: a motivação dos colaboradores.
Poderemos até dizer que, a par da atualização tecnológica e do compromisso com um serviço de qualidade, poucas variáveis poderão fazer maior diferença nos resultados de uma organização do que o comportamento e desempenho dos seus Recursos Humanos.
Por isso mesmo, assegurar o bem-estar, o entusiasmo e a capacidade de entrega das pessoas deverá ser uma prioridade para as chefias. Mas não basta que os profissionais se mantenham anos a fio na organização: é preciso também que eles operem ao seu melhor nível.
Conciliação entre Vida Profissional, Familiar e Pessoal
O cenário de pandemia e a implementação do teletrabalho vieram tornar ainda mais clara a necessidade de haver um cuidadoso equilíbrio entre a dimensão profissional e a esfera privada, seja de funcionários, seja – inclusivamente – dos próprios gestores.
Em consonância com esse propósito, falamos-lhe hoje da norma portuguesa NP 4552, que estabelece os processos necessários para a implementação de um Sistema de Gestão de Conciliação entre Vida Profissional, Familiar e Pessoal.
Fazendo jus ao nome, trata-se de um padrão de boas práticas aplicável a qualquer organização, não importa o setor de atividade, dimensão ou recursos disponíveis. O seu propósito? Garantir a equidistância entre as necessidades pessoais dos colaboradores e os objetivos da empresa.
Para esse efeito, o cumprimento da NP 4552 implica o estabelecimento de metas, recursos, responsabilidades, riscos e oportunidades, em consonância com a definição de processos que permitam monitorizar, por exemplo, a organização do trabalho.
Porquê o investimento?
Numa conjuntura em que a sociedade, o mercado, os colaboradores e até potenciais clientes se mostram mais sensibilizados para a qualidade de vida, o ‘direito a desligar’ e a igualdade de género, a NP 4552 sintoniza as Organizações com um dos grandes desafios do presente.
Entre os benefícios que as empresas podem extrair da implementação da NP 4552, enumeramos:
- Colaboradores mais motivados, empenhados e leais;
- Possibilidade de atrair novos elementos com elevados índices de motivação;
- Um ambiente de trabalho mais afável, que potencia a inovação e o risco;
- Reforço da produtividade e do desempenho geral da empresa;
- Redução do risco de burnout, quebras na performance ou demissões;
- Melhor imagem junto do mercado e de potenciais clientes.
As empresas que procuram a sustentabilidade, o desenvolvimento de novas lógicas de negócio e o futuro a longo-prazo conhecem o valor incalculável do seu capital humano. Se deseja implementar a NP 4552 na sua organização ou certificá-la, fale connosco!