Portugal sobe um lugar no Índice Global de Inovação

O ano de 2020 ficará na História como um dos mais atípicos para a Economia mundial, mas Portugal continua a somar pontos no panorama da Inovação. Essa é, pelo menos, uma das conclusões do mais recente Índice Global de Inovação (IGI), que coloca o nosso país na 31ª posição do ranking global.

Subordinado ao tema “Quem financiará a Inovação?”, este documento de referência internacional comparou a predisposição para a inovação de 131 países do mundo, tendo sido o primeiro levantamento realizado numa conjuntura marcada pelos efeitos da COVID-19.

Num ranking encabeçado por economias como Suíça, Suécia, Estados Unidos, Reino Unido e Holanda (assim é o top 5), Portugal conseguiu subir um patamar face a 2019.

Na base desse posicionamento, está o papel do país em indicadores como a produção de artigos técnicos e científicos (6º lugar), a despesa com software de computadores (8ª posição), bem como marcas registadas por origem ou serviços públicos online (13º e 17º patamares).

 

Sobre o Índice Global de Inovação

Dinamizado anualmente por entidades como a Universidade de Cornell (Estados Unidos), o INSEAD – Instituto Europeu de Administração de Empresas (França), ou a Organização Mundial de Propriedade Intelectual, o IGI visa monitorizar o progresso da Inovação à escala mundial.

Comparada no ranking é a realidade de 131 países e economias, ao abrigo de oito dezenas de indicadores, como sejam – por exemplo – o ambiente político, as infraestruturas existentes, a qualidade da educação e a sofisticação empresarial.

O documento pode ser consultado através do portal do Global Innovation Index.

Há 25 anos a prestar consultoria às empresas nacionais, a ESTRATEGOR tem a experiência, o conhecimento e a multidisciplinaridade necessárias para fazer a diferença no apoio à inovação. Conte connosco para que possamos, juntos, fazer Portugal chegar ainda mais longe!

Vamos pôr mãos à obra?