Um projeto de investimento deve começar pela simplicidade, lógica e estruturação!
Se tem uma ideia inovadora, diferenciada ou reconheceu uma oportunidade de mercado, e pretende passar do papel para a realidade, então prepare-se para ser um Empreendedor e definir o seu projeto de investimento em apenas 4 etapas.
Este guia que preparámos é essencial, não apenas para a implementação e sustentabilidade do seu projeto de investimento, como também para a elaboração de uma candidatura ao financiamento de fundos europeus, como o Portugal 2030. Na hora de apresentar uma candidatura ao Portugal 2030, ter um projeto de investimento estruturado pode contribuir para submeter a sua candidatura mais cedo e, por conseguinte, a obter apoio financeiro mais rapidamente.
A ideia, motivação e confiança no sucesso são essenciais. Mas, não deve descurar o estudo de viabilidade do seu projeto. Este estudo poderá:
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- Alertá-lo para eventuais pontos críticos;
- Apoiá-lo durante a implementação do projeto;
- Impedi-lo de cometer desvios e erros;
- Reforçar o seu sucesso.
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Por muito promissora que a ideia seja, não deve descurar um estudo económico-financeiro objetivo e estruturado. Fale com a nossa equipa de consultores experientes e especializados em projetos de investimento, que poderão apoiar a sua empresa nesta etapa. No final da elaboração de um projeto de investimento, o empreendedor obterá um panorama mais abrangente do projeto – investimentos, gastos necessários e retorno do investimento – possibilitando implementar a sua ideia com maior objetividade e confiança.
Correndo o risco de este artigo ser lido por um empreendedor tecnológico, um industrial, um chefe de cozinha, ou um empreendedor em qualquer outro ramo de atividade – realçamos 4 etapas fundamentais para elaborar um projeto de investimento:
Projeto de Investimento em 4 passos
Passo 1: Compreender o mercado
Para qualquer ramo de atividade, deve ter uma noção «perfeita» do mercado. Estas, são algumas questões que deve colocar e tentar responder!
- Quem são os concorrentes?
- Quais os seus pontos fortes e fracos?
- Que produtos vendem?
- Qual a sua qualidade intrínseca?
- Que serviços prestam?
- Que tecnologia incorporam?
- Onde estão localizados?
- Qual a sua abordagem de marketing?
- Como realizam as vendas?
- Quais os preços de venda e margens?
- Quais as suas vantagens competitivas?
- Quem são os potenciais Clientes?
- Quais os requisitos ou necessidades dos Clientes?
- O que motiva a compra?
- Quais as áreas críticas dominar para ter sucesso no negócio?
- O que poderá fazer para acrescentar valor ao seu Produto / Serviço?
- O que poderá diferenciar o seu projeto dos concorrentes?
Entre outras questões específicas a cada área de atividade, estas são questões generalistas que devem merecer a sua atenção.
Passo 2: Estudos técnicos
Esta etapa visa principalmente estudos técnicos e estudos económico-financeiros para melhor compreender a viabilidade do projeto. Com base no estudo de mercado, no estudo dos investimentos e gastos necessários para implementação do projeto, bem em aspetos económicos, financeiros, fiscais, entre outros, será capaz de delinear diferentes cenários e extrair análises relevantes para a boa execução do projeto.
Este dossier poderá ser ainda de enorme relevância para o financiamento do seu projeto – por entidades bancárias ou outros investidores. Além disso, como referimos, um projeto de investimento estruturado é fundamental para uma candidatura aos apoios financeiros do Portugal 2030, designadamente, ao SICE – Inovação Produtiva, Internacionalização das PME, entre outros programas de apoio.
Passo 3: Tomada de decisão
Agora que tem uma ideia inovadora e um projeto devidamente estruturado e sustentado – validado por uma entidade externa – chegou o momento de pôr mãos à obra! É tempo de colocar em marcha as ações que darão forma ao seu projeto: obras de construção, aquisição de equipamentos, recrutamento e formação de colaboradores, entre outras necessárias.
Passo 4: Revisão e execução
À medida que implementa o seu projeto deve avaliar o cumprimento do plano – e realizar os ajustes necessários – verificando eventuais desvios. O projeto de investimento serve assim como ferramenta de suporte à sua gestão corrente.
Trata-se de avaliar a execução dos investimentos, respetivos montantes e cumprimento do calendário previsto, atualizar quantidades e preços de venda, atualizar os fornecimentos e serviços externos, entre outras rubricas subjacentes ao projeto.
Esta etapa permite a observação dos resultados alcançados – face aos resultados previstos – permitindo avaliar a execução do projeto, em que medida está a seguir o rumo planeado e quais os principais desvios.