Desde o início do ano que as empresas já resgataram quase 3 milhões de euros do saldo do FCT, isto é, da verba que descontaram para o Fundo de Compensação do Trabalho (FCT) e que está agora a ser devolvida. Ora, segundo o jornal Público, uma grande fatia deste montante tem servido para financiar Formação Profissional e, por essa razão, vamos explicar-lhe em apenas 4 passos como financiar a Formação da sua equipa através deste fundo.
De facto, esta é uma das formas disponíveis para as empresas reaverem as contribuições feitas até maio do ano passado. Isto porque, ao contrário do que sucede com os programas de financiamento comunitário (como o Portugal 2030, por exemplo), este saldo pode ser usado até para Formação em áreas obrigatórias, como a Higiene e Segurança no Trabalho, uma das nossas áreas certificadas e que normalmente não é elegível em candidaturas a apoios financeiros.
Por isso, se pretende financiar a Formação da sua equipa através do saldo disponível no FCT, siga estes 4 passos:
1) Identificar as necessidades de formação e o saldo disponível
O pedido de mobilização do saldo do FCT é feito online e as empresas podem escolher entre usá-lo por inteiro ou em duas tranches (caso o valor ultrapasse os 400 mil euros, são concedidas até 4 mobilizações). Por isso, o primeiro passo é identificar as necessidades formativas da sua empresa e o saldo disponível no FCT para colmatá-las.
No site da Academia GROW by Estrategor tem acesso ao nosso catálogo, com 17 áreas de formação certificada pela DGERT. Mas pode também confiar na experiência dos nossos consultores, que há quase 30 anos apoiam as empresas no desenvolvimento do seu capital humano e, por isso mesmo, podem ajudar a escolher os curos com maior potencial para a sua equipa.
Este é também um bom momento para identificar quais os colaboradores que beneficiarão da Formação. Não é obrigatório que todos participem, mas o saldo a resgatar influenciará as formações a realizar e o número de colaboradores que participarão nas mesmas.
2) Auscultar os colaboradores quanto à utilização do saldo do FCT para Formação
Não é obrigatório que todos os colaboradores participem, de facto, mas é, isso sim, que nenhum se oponha ao resgate do FCT para Formação Profissional.
Nesse sentido, as empresas devem comunicar aos seus trabalhadores (ou entidades representativas) a finalidade do resgate.
3) Informar os beneficiários da formação
Não existindo qualquer oposição, o passo seguinte é informar os trabalhadores que usufruirão das ações de formação. Aqui, uma vez mais, o apoio técnico-pedagógico dos nossos consultores é indispensável, pois este é um bom momento para calendarizar as ações, definir turmas e garantir o cumprimento de todos os critérios do resgate do saldo.
É a ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho que fiscaliza este processo, por isso, experiência e credibilidade voltam a ser as palavras de ordem.
4) Efetuar o pedido e avançar com a formação
Ultrapassados os passos anteriores e cumpridos os critérios para o resgate, a sua empresa está finalmente em condições para avançar com o pedido através do site do FCT.
Quanto ao prazo para reembolso, o ciclo de aprovações e pagamentos dos pedidos de resgate é mensal. Ou seja, as transferências das verbas para os empregadores ocorrem no mês seguinte ao do pedido. Como tal, quanto mais cedo submeter o seu pedido de resgate, mais cedo recuperará a verba e poderá começar a investir em conhecimento e competências.
Quer recuperar o saldo do FCT com a nossa Formação?
A Estrategor, através da Academia GROW, pode ajudar a sua empresa a financiar a Formação Profissional através do pedido de resgate do saldo do FCT.
Fale já connosco e saiba como transformar o seu Fundo de Compensação do Trabalho em Formação Certificada!