A internacionalização de empresas é um passo estratégico para incrementar as vendas, penetrar em novos mercados, ganhar escala, visibilidade e reputação. Além disso, exportar produtos e serviços contribui para a rentabilidade e sustentabilidade do seu negócio, especialmente se puder contar com os apoios financeiros do Portugal 2030, que apoia até 40% dos investimentos para a Internacionalização das PME. Por isso mesmo, hoje, partilhamos consigo 7 dicas para internacionalizar o seu negócio com o Portugal 2030! Vamos conhecê-las?
Dicas para internacionalizar com o Portugal 2030
1) Analisar o ponto de partida: faça uma análise SWOT à empresa
Antes de uma candidatura à Internacionalização das PME é essencial conhecer os pontos fortes e fracos da sua empresa, bem como as áreas a melhorar para precaver e conter eventuais ameaças. Uma análise SWOT permiti identificar as capacidades internas da empresa, oportunidades de diferenciação e as mais-valias disponíveis nas quais é essencial apostar. Não se esqueça também de avaliar o potencial da empresa para integrar cadeias de valor globais, essencial para potenciar o crescimento e, claro, obter incentivos no âmbito do Portugal 2030.
2) Definir a estratégia de internacionalização
Com base no diagnóstico SWOT, defina para onde quer crescer e quais as necessidades de investimento para atingir os objetivos traçados. Identifique os mercados-alvo, começando pelos geograficamente mais próximos, e quais as feiras ou eventos em que poderá marcar presença, quais as plataformas de E-commerce mais relevantes ou se serão necessários estudos de mercado ou ações de prospeção para identificar oportunidades de negócio. Estas estratégias, a definir no âmbito de um plano de Marketing, permitirão desenhar o Projeto de Investimento.
3) Adaptar o produto e serviço aos mercados internacionais
O programa SICE – Internacionalização das PME, do Portugal 2030, valoriza as estratégias de marketing que adaptam os produtos e serviços às caraterísticas do mercado-alvo. Afinal, cada país tem as suas especificidades culturais, bem como regulamentações próprias, o que significa que será necessário adequar a estratégia de preço de acordo com o posicionamento a atingir.
4) Antecipar desafios logísticos e de distribuição
Antecipar as questões logísticas é fundamental no processo de internacionalização. Considere, por isso, os custos de transporte e alfandegários, assim como a viabilidade de exportar para mercados geograficamente mais distantes. Nesse sentido, uma candidatura à Internacionalização das PME pode ser um passo decisivo, já que os investimentos apoiados incluem o aumento da capacidade de integração em cadeias de valor globais, através de ações nos seguintes domínios:
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- Conhecimento, prospeção e presença em mercados externos;
- Marketing internacional;
- Presença online e e-commerce;
- Criação e promoção internacional de marcas;
- Inovação organizacional relacionada com as práticas comerciais ou relações externas;
- Qualidade e certificação específica para os mercados externos.
5) Contar com apoio especializado para superar barreiras
De país para país, enfrentará barreiras linguísticas, diferenças legais, variados níveis de adaptação tecnológica… Acima de tudo, o importante é não desistir e contar com apoio especializado, quer na elaboração de estratégias de marketing (SEO, social media, criação de loja online), na prospeção de mercado ou, inclusive, no processo de candidatura.
Com a Estrategor, a sua empresa poderá contar com apoio integral, desde a preparação do Plano de Negócios à execução financeira e física do seu projeto de investimento.
6) Conheça os incentivos financeiros para internacionalizar
O Portugal 2030 disponibiliza às empresas um conjunto de apoios financeiros, designadamente, o SICE – Internacionalização das PME, com uma taxa de financiamento até 40% das despesas elegíveis, incluindo:
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- Presença em feiras e eventos internacionais;
- Prospeção de clientes;
- Campanhas de Marketing;
- Criação de website;
- Criação e Registo de marcas;
- Contratação de recursos humanos especializados;
- E muito mais!
Mas pode também precisar de aumentar a capacidade produtiva para fazer face ao aumento das vendas internacionais. Nesse caso, pondere uma candidatura ao SICE – Inovação Produtiva, que financia até 40% de investimentos como criação ou ampliação de uma unidade industrial, aquisição de novas máquinas, soluções de automação, entre outros.
7) Manter o foco nos resultados
A internacionalização não é imediata, mas, isso sim, uma estratégia sustentada a longo prazo. Mantenha, por isso, o foco nos objetivos traçados aquando do diagnóstico inicial e nos resultados a atingir. Até porque, no Portugal 2030, as empresas são avaliadas, entre outros fatores, em termos de intensidade de exportações. Os projetos de investimento apoiados devem, portanto, gerar um impacto positivo na competitividade das empresas, na economia regional e na integração em cadeias de valor globais.
Candidate-se ao SICE – Internacionalização das PME!
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