Está para breve a abertura de um novo concurso ao Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva. Em princípio, este será o último grande aviso para apresentação de candidaturas ao Portugal 2020 e contará com uma dotação orçamental de 400 milhões de euros.
Em declarações ao semanário Expresso, o secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, revelou ainda que este concurso irá privilegiar projetos de investimento alinhados com duas grandes prioridades: a descarbonização da indústria e a transformação digital.
Apesar de o prazo de candidaturas ainda não estar oficialmente aberto, as empresas que tenham urgência na concretização dos seus investimentos poderão apresentar, desde já, um Registo de Pedido de Auxílio.
Desta forma, ficarão autorizadas a arrancar com o seu projeto (por exemplo, adquirindo equipamentos produtivos ou dinamizando obras) enquanto aguardam pela análise do mérito da sua candidatura.
Como funciona?
Para efetuar um Pedido de Auxílio ao Portugal 2020, necessitará de preencher um formulário eletrónico com os seguintes dados:
- Identificação da empresa;
- Localização dos estabelecimentos;
- Descrição do projeto;
- Calendarização dos trabalhos;
- Descrição das atividades de inovação;
- Quadro de investimentos.
Fazendo jus ao nome, o Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva visa apoiar projetos de investimento caracterizados pela sua especial envergadura ou potencial disruptivo. Entre as despesas elegíveis, englobam-se:
- Obras para remodelação ou construção de edifícios;
- Equipamentos produtivos;
- Software e hardware;
- Sistemas de eficiência energética;
- Outros investimentos.
Esta poderá ser a oportunidade ideal para concretizar investimentos na sua empresa! Fale connosco para mais informações ou esclarecimentos!