SIAC: Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico

Está aberto o Aviso 04/SIAC/2021, dedicado à Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC). As entidades não empresariais do sistema de Investigação e Inovação (I&I) poderão apresentar a sua candidatura até 30 de setembro.

Tal como sugerido pelo nome, este Aviso pretende financiar projetos orientados para a valorização económica dos resultados obtidos em iniciativas de investigação e desenvolvimento (I&D), tendo em vista a transferência de conhecimento para o setor empresarial.

A fim de serem elegíveis, os projetos deverão incidir sobre as regiões Norte, Centro ou Alentejo, devendo os seus efeitos refletir-se em pelo menos dois destes territórios. É também necessário que os investimentos propostos tenham valor igual ou inferior a 1 milhão de euros.

 

Quais as tipologias de projeto?

São passíveis de candidatura os projetos orientados para a “Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico”, desde que alinhados com os domínios da Estratégia de Especialização Inteligente (RIS3), nas seguintes tipologias:

  • Interação e transferência de conhecimento com vista à sua valorização económica, incluindo atividades de rede, promoção nacional e internacional;
  • Demonstrações de desenvolvimento tecnológico para a sua valorização económica;
  • Iniciativas de disseminação e difusão, para o tecido empresarial, de conhecimentos e tecnologias oriundos de ações de I&D (por exemplo: projetos-piloto ou ações setoriais de experimentação);
  • Disseminação, em ambiente experimental, de projetos I&D à escala europeia;
  • Patenteamento ou licenciamento de propriedade industrial (ações de valorização económica dos resultados da investigação);
  • Dinamização de projetos semente e spin-offs que possam converter ideias inovadoras em iniciativas empresariais;
  • Desenvolvimento de iniciativas que permitam a produção de informação relevante no contexto da valorização e transferência de tecnologia.

 

Para mais informações, poderá consultar o Aviso de Abertura de Candidaturas, no portal Compete 2020.

 

Gostaria de submeter uma candidatura?

Associada ao corrente Aviso está uma dotação de 10 milhões de euros (FEDER), existindo uma fatia (3 milhões) especificamente dedicada aos beneficiários localizados no interior do país.

Por sua vez, os projetos aprovados terão acesso a uma taxa de incentivo não reembolsável de 85% sobre as despesas elegíveis.

Para mais informações, fale connosco!

Vamos pôr mãos à obra?