Hoje trazemos uma boa notícia: os 12 Programas que compõem o Portugal 2030 estão finalmente aprovados. Com a luz verde de Bruxelas, os apoios financeiros previstos neste Acordo de Parceria poderão começar a chegar às empresas a partir do próximo ano!
Ao todo, existem 23 mil milhões de euros, que serão canalizados para a concretização de projetos estratégicos para o país. Estes investimentos deverão ter enquadramento num dos 4 Programas Temáticos, 7 Programas Regionais e/ou no Programa de Assistência Técnica.
Uma vez dado o aval da Comissão Europeia, resta ultimar a legislação nacional em torno dos programas de financiamento. Espera-se, por isso, que os primeiros concursos no âmbito do Portugal 2030 possam abrir até final do primeiro trimestre do próximo ano.
Quando posso iniciar o meu investimento?
Para cada aviso de candidaturas no âmbito do Portugal 2030, haverá um conjunto de despesas elegíveis que poderão ser objeto de apoio financeiro. Sublinhe-se que, por norma, os investimentos só podem ser realizados após a submissão de uma candidatura que os englobe.
Existem, no entanto, algumas exceções. Neste momento, as empresas que assim o pretendam poderão efetuar um Registo de Pedido de Auxílio no âmbito dos Sistemas de Incentivos (concursos) à Inovação Produtiva e à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT).
Na prática, trata-se de uma pré-candidatura, vocacionada para empresas com urgência em concretizar investimentos que se encaixem naquelas vertentes. Uma vez efetuado o Registo, as despesas referidas manter-se-ão válidas quando abrirem os concursos oficiais do Portugal 2030.
Vamos concretizar o seu projeto?
Gostava de saber se a sua empresa pode aproveitar os apoios do Portugal 2030? Então fale connosco para que possam fazer avaliar o enquadramento do seu projeto de investimento!.
_