A sustentabilidade e a eficiência energética são necessidades urgentes para as empresas crescerem de forma responsável e competitiva. Perante as consequências das alterações climáticas e a procura por soluções energéticas mais sustentáveis, promover o debate e a partilha de conhecimento é essencial. Foi por essa razão que a Estrategor esteve presente na V Conferência SEM IR, um evento no qual revelámos os apoios financeiros disponíveis para investir em sustentabilidade.
Vamos conhecê-los!
Apoio a fundo perdido para investir em sustentabilidade
A Transição Energética foi uma das componentes basilares para o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com apoios a fundo perdido para a descarbonização da indústria. No entanto, as melhores oportunidades constam agora no Portugal 2030, o mais recente quadro de incentivos financeiros.
No primeiro semestre de 2025 serão abertos novos concursos do Portugal 2030 relacionados com a descarbonização, transição climática e desenvolvimento de produtos e serviços verdes. Mas, além destes apoios exclusivos, também a sustentabilidade é essencial para uma boa candidatura.
Transição Climática é essencial para sucesso das candidaturas ao Portugal 2030
O investimento em eficiência energética é um critério decisivo para o sucesso de uma candidatura aos incentivos do Portugal 2030. Projetos que incluam investimentos em eficiência energética, não só obtêm maior pontuação, como usufruem de maior apoio e mais credibilidade.
Destacamos, por isso, o SICE – Inovação Produtiva, o principal programa de apoio para o investimento no aumento da capacidade de produção. Este sistema de incentivos financia a fundo perdido até 40% da aquisição de novas máquinas e equipamentos, nomeadamente, sistemas de eficiência energética.
Outro programa relevante é o Sistema de Incentivos de Base Territorial, que apoia a criaçãoou a expansão e modernização de micro e pequenas empresas, financiando projetos até 300 mil euros.
Benefícios Fiscais para investir em sustentabilidade
Sabemos, porém, que uma candidatura ao Portugal 2030 é um processo demorado e exigente, embora possa resultar numa grande oportunidade para o sucesso de qualquer empresa. Ainda assim, há uma outra solução igualmente vocacionada para compensar as empresas que investem em eficiência energética: Benefícios Fiscais.
O RFAI é o regime fiscal de apoio ao investimento no qual se pode incluir tanto o aumento da capacidade produtiva e criação de novo estabelecimento como os custos com a Transição Climática das empresas. Além disso, é também uma solução vantajosa para as Não-PME que, não tendo enquadramento no Portugal 2030, podem usufruir deste Benefício Fiscal.
Este Benefício Fiscal corresponde a um crédito em IRC que é de 30% do investimento (ou 10% para investimentos superiores a 15 milhões de euros).
Vamos preparar a sua candidatura aos apoios financeiros
Se pretende investir em eficiência energética e sustentabilidade, alavancar a competitividade da sua empresa e usufruir dos apoios financeiros para concretizar o seu projeto de investimento, a oportunidade é agora.
Fale com a Estrategor para se candidatar ao Portugal 2030 ou usufruir de benefícios fiscais! Vamos, juntos, construir um futuro mais sustentável?
#Apoiosfinanceiros #sustentabilidade #Portugal 2030 #eficiênciaenergética #Benefíciosfiscais #incentivos #fundoperdido #transiçãoclimática