Os avanços na área da Tecnologia da Informação têm facilitado o nosso dia-a-dia. De facto, a tecnologia é um agente facilitador que possibilita a partilha e a interação com diversas pessoas.
No setor empresarial, a TI desempenha um papel cada vez maior, dando origem a conceitos coworking e networking. A gestão do trabalho é efetuado de uma forma totalmente diferente daquela a que estávamos habituados, oferecendo vários benefícios, tais como: melhoria da organização e gestão da informação; melhoria na comunicação com fornecedores e clientes; maior alcance na promoção de serviços; novas oportunidades de negócio; e, acima de tudo, a possibilidade de trabalhar a partir de um escritório virtual.
A área da TI é uma área que funciona 24/7. Tal significa que o profissional de TI trabalha permanentemente em frente a um computador: a realizar testes, analisar dados, criar novos programas; controlar avarias….
É uma área em constante evolução, o que obriga a que o profissional esteja em atualização permanente: proatividade (agir de forma antecipada, rápida e eficaz) adaptabilidade (atualizar os conhecimentos de forma contínua) e comunicabilidade (adotar uma postura colaborativa com os colegas) são competências fundamentais.
Embora as soft-skills sejam amplamente abordadas nos processos de recrutamento, nem sempre são valorizadas pelo gestor, sendo facilmente negligenciadas. Além da formação tecnológica, a formação comportamental também necessita ser desenvolvida, tendo tanto impacto no desempenho laboral, como nas competências técnicas.
- Inteligência Emocional;
- Gestão de Stress e Gestão de Conflitos;
- Motivação;
- Resiliência;
- Coaching no desenvolvimento Pessoal e Profissional
- Coaching e Motivação de Equipas
- Relações Positivas e Gestão da Mudança
- …
A motivação é essencial para a satisfação dos colaboradores com a empresa. O espaço de trabalho deve garantir o bem-estar do indivíduo, deve oferecer ambientes diversificados e possibilitar o seu crescimento integral.
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