200M: co-investimento em startups em Portugal

O 200M é um Matching Fund cujo objetivo é promover o co-investimento em startups de elevado potencial em Portugal. O Co-financiamento e compartilhamento de riscos divide-se entre fundos públicos e investimento privado nacional e internacional. Com um investimento inicial de 100 milhões de Euros provenientes do Portugal 2020, este montante de investimento poderá vir a ser duplicado por força do regime de matching fund, onde os investidores privados financiam 50% do montante final dos projetos aprovados (sendo a escolha dos projetos efetuada pelos próprios privados), duplicando assim a dotação do fundo para 200 milhões de euros.

Os objetivos do programa passam pela atração e implementação no território nacional quer de startups, quer de fundos e sociedades de investimento, promovendo o co-investimento entre investidores portugueses e internacionais. Através da mobilização de investidores experientes, para além do investimento financeiro aportado, às empresas é possível adquirir conhecimentos técnicos, comerciais e de mercado, possibilitando assim, o desenvolvimento de melhores estratégias para fomentar a inovação, o crescimento e a internacionalização. Os investimentos a realizar focam-se na constituição e capitalização de empresas, principalmente nas fases iniciais (seed, startup, later stage venture – séries A e B).

O 200M prevê um co-investimento mínimo de 500 mil euros e máximo de 5 milhões de euros por empresa e destina-se a Startups que atuem preferencialmente nos setores:

  • Ciências da Vida
  • Biotecnologia
  • Digital e IT
  • Turismo
  • Engenharia
  • Indústria 4.0.

Através do 200M será possível às startups:

  • Atingirem níveis de inovação e crescimento mais rápidos;
  • Desenvolverem e implementarem melhores estratégias para internacionalizar os seus negócios;
  • Terem acesso a conhecimentos técnicos, comerciais e de mercado por intervenção direta dos investidores.

Desde o início do Matching Fund 200M em 2018, foram investidos já 50 milhões de euros distribuídos por seis startups, estando ainda disponíveis 150 dos 200 milhões de euros previstos para o fundo.

As candidaturas encontram-se em aberto até 31 de Dezembro de 2020 e são efetuadas diretamente na plataforma do 200M, sendo elementos obrigatórios da mesma a realização de um plano de negócios que acompanhe e fundamente todos os elementos da candidatura.

Caso a sua ideia de negócio se enquadre nos fundamentos do 200M estamos disponíveis para ser o seu parceiro na preparação da candidatura. Contacte-nos!

Fonte: www.200m.pt