Até dia 18 de março, as empresas interessadas na otimização de processos de fabrico ou no desenvolvimento de produtos com design inovador poderão submeter as suas pré-candidaturas ao programa Better Factory.
Este aviso – aberto ao território europeu e a outros países alinhados com o Horizonte 2020 –, tem por objetivo incentivar as PME e Mid-Caps ligadas à indústria a encontrar novos mercados para o fornecimento de soluções inovadoras.
Os interessados deverão, numa primeira fase, submeter uma Call for Expression-of-Interest. Tal como o nome sugere, trata-se de um documento redigido em inglês, no qual se apresenta a diferenciação e as motivações das entidades proponentes.
As PME e Mid-Caps selecionadas serão, posteriormente, convidadas a integrar um Marketplace tecnológico para o desenvolvimento de sinergias (Knowledge Transfer Experiments) com players ligados à automação e com designers de produto.
O objetivo final será a realização, já em regime de consórcio, de candidaturas multissetoriais que promovam a inovação e a interação entre empresas e agentes dos territórios elegíveis. Os projetos vencedores obtêm um financiamento máximo de 200 mil euros e apoio técnico para a concretização dos mesmos.
Critérios de elegibilidade:
O Aviso está aberto a PME e Mid-Caps dedicadas à atividade industrial. Particularmente valorizadas são as empresas vocacionadas para as seguintes atividades:
- Plásticos e borracha;
- Madeiras e mobiliário;
- Agricultura e setor alimentar;
- Construção;
- Metalúrgica;
- Indústria têxtil.
Para além do número máximo de colaboradores (250 para PME e 3000 para Mid-Caps), importa que as empresas candidatas possuam um volume de faturação anual inferior a 50 milhões de euros e um balanço anual igual ou inferior a 43 milhões.
Descubra mais sobre o programa Better Factory. Se acredita que este programa de investimento é ideal para si, entre em contacto connosco!