Casos de sucesso: A STRIX e a I&D pioneira no mundo!

Fotografia com ventoinhas eólicas sobre as montanhas.

 

Conhecimento do estado da arte e experiência no setor das energias renováveis são a matéria-prima que serviu de fundação à STRIX. Mas esta história de sucesso tem ainda outro elemento, o SIFIDE, um benefício fiscal de apoio à I&D e inovação e sobre o qual falaremos mais adiante.

Criada em 2001 como uma start-up tecnológica ambiental, a STRIX não é estranha à I&D (investigação e desenvolvimento). Pelo contrário. Tendo identificado no mercado uma lacuna à escala global, a empresa especializou-se numa solução tecnológica dedicada à preservação da biodiversidade.

Trata-se do BIRDTRACK, um sistema concebido para evitar a mortalidade de aves em fluxo migratório enquanto atravessam parques eólicos. Baseada em sistemas de monitorização e de paragem automática dos aerogeradores, esta é uma tecnologia pioneira a nível mundial e que está implementada em vários lugares do mundo.

O Egipto é um deles. Num consórcio para a construção de um parque eólico de 200 megawatts, na costa do Mar Vermelho, a STRIX foi reconhecida como empresa com competências únicas para salvaguardar a segurança das aves num dos eixos migratórios mais importantes do globo. Projetos semelhantes foram, entretanto, adjudicados em Israel e na Escócia, no Mar do Norte, para instalação de vários sistemas Birdtrack num grande parque eólico offshore.

 

BIRDTRACK: Bird Positive Wind Energy

Perda de habitat, mudanças de comportamento, redução de alimento, colisões… Os parques eólicos são uma solução fantástica para a produção de energia renovável, mas igualmente perigosos para a biodiversidade.

Com radares e sistemas que detetam aves a longa distância, o BIRDTRACK permite acionar a paragem pontual das pás dos aerogeradores, bem como o seu arranque. Tudo é operado a partir de uma sala de controlo, no local, onde também são produzidas estatísticas e outra informação de controlo.

Agora, o caminho da STRIX passa pela internacionalização, levando este sistema a outras geografias. Mas passa também pela evolução científica, incorporando tecnologias para atingir um nível de detetabilidade e estudo de aves sem paralelo no mercado.

 

SIFIDE: candidatura com o apoio da Estrategor

Foi neste contexto que a STRIX apresentou, em 2021, a sua candidatura ao SIFIDE, procurando deduzir no IRC uma parte das despesas com as atividades de I&D.

O projeto consistia numa plataforma integrada de fusão de dados, facilitando a identificação/observação das espécies e a maior eficiência da ação dos aerogeradores. Mas a ideia não se esgotava aqui. Com um grau de pioneirismo à escala mundial, o projeto tinha ainda o potencial de ser replicado em aeroportos ou linhas elétricas.

Tendo em conta a inovação e o avanço face ao estado da arte, a candidatura SIFIDE da STRIX resultou um importante crédito fiscal sobre as despesas de I&D.

 

Investir com incentivos fiscais

Perante um projeto assim, com um impacto positivo no equilíbrio dos ecossistemas, a ESTRATEGOR não podia ficar indiferente. Mais do que apoiar a STRIX nesta iniciativa, tivemos o privilégio de fazer parte de um caminho desafiante e repleto de sucessos.

 

Seja o nosso próximo caso de sucesso!

Vamos pôr mãos à obra?