Os dados hoje tornados públicos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) relativamente ao desempenho económico do país no período de julho, agosto e setembro são claros: o Produto Interno Bruto (PIB) regista uma retoma de 13,2% em comparação com o segundo trimestre.
Indissociável desta subida está, naturalmente, a “reabertura progressiva da atividade económica” verificada após o abrandamento das medidas de contenção que haviam sido tomadas na primeira metade do ano, na sequência da pandemia de COVID-19.
Ainda de acordo com o INE, este melhor desempenho do PIB (em comparação com a quebra de 13,9% registada no segundo trimestre) explica-se pela menor inibição da procura interna neste período, à qual se veio somar uma recuperação mais significativa nas exportações face às importações.
No entanto, e à margem do gradual regresso à atividade de empresas, serviços e outros estabelecimentos, o PIB relativo ao terceiro trimestre permanece em saldo negativo (-5,8%), quando comparado com os números de 2019.
Consciente do desafiante período que a economia atravessa, a ESTRATEGOR está disponível para apoiar as empresas a concretizar projetos de investimento, a concorrer a benefícios fiscais ou obter o aconselhamento de que necessitam rumo à competitividade e diferenciação.
Entre em contacto connosco para mais informações!