As empresas com projetos de investimento aprovados no âmbito do Portugal 2020, mas que estão a sentir dificuldade em garantir a execução atempada dos mesmos, poderão ser alvo de algumas das medidas contempladas no novo pacote de apoios FAST-CARE.
Recentemente aprovado pela Comissão Europeia, este conjunto de medidas pretende auxiliar as autoridades regionais e a sociedade civil a recuperar dos efeitos da guerra na Ucrânia, promovendo a integração socioeconómica de populações deslocadas na sequência do conflito.
Já no que diz respeito ao investimento empresarial, o FAST-CARE prevê que empresas apoiadas pelo Portugal 2020 (nomeadamente, as ligadas ao setor da Construção) possam ver os seus projetos transitar para o novo quadro comunitário, garantindo assim a sua execução.
A medida aplicar-se-á a projetos com um valor de investimento superior a um milhão de euros. Posto isto, e para possam ser alvo de apoio no âmbito do Portugal 2030, é necessário que os atrasos na execução se tenham ficado a dever a fatores externos, nomeadamente:
- Aumento geral dos preços;
- Escassez de matérias-primas;
- Dificuldades na contratação de mão-de-obra.
Para além deste apoio, o novo pacote de medidas delega também maior flexibilidade aos Estados-Membros relativamente ao encerramento dos seus programas, promovendo o melhor uso possível dos fundos comunitários.
Poderá obter mais informações aqui sobre este novo pacote de medidas.
Gostaria de elaborar um projeto de investimento?
Uma vez que o Portugal 2030 tem arranque marcado para 2023, esta é a altura ideal para começar a preparar o seu projeto de investimento. Fale com a nossa equipa de especialistas para que possamos acompanhar o seu projeto passo a passo!.