Mas, atenção: estes 7 concursos poderão ajudar a tirar do papel aqueles projetos mais ambiciosos, porém, nunca é de mais lembrar as 4 etapas para a elaboração de um projeto de investimento. Afinal, é aqui que o sucesso de uma candidatura começa!
Vamos, então, conhecer as melhores oportunidades do Portugal 2030!
Concursos do Portugal 2030 já abertos
1) Sistema de incentivos à investigação e desenvolvimento tecnológico (SI I&DT)
Destinatários: PME e Small Mid Caps
Regiões: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve
Taxa de incentivo máxima: 80%
Candidaturas até:
Fase 1: 22 de fevereiro (para as empresas que apresentaram o Registo de Pedido de Auxílio)
Fase 2: 30 de abril
Fase 3: 30 de agosto
Fase 4: 30 de dezembro
Começando pelas oportunidades com maior potencial, mas também os prazos mais “apertados”, este concurso do Portugal 2030 já está a decorrer e tem uma dotação global superior a 100 milhões de euros.
O SI I&DT apoia atividades de investigação industrial e desenvolvimento experimental, ou seja, os projetos devem visar a criação de novos produtos ou processos, bem como a introdução de melhorias significativas. E é um dos concursos do Portugal 2030 mais importantes para a sua empresa pois os apoios financeiros podem chegar aos 80%!
Ainda neste domínio é de sublinhar a abertura do concurso “I&D Empresarial – Regime Contratual Investimento (RCI)”, destinado a projetos de valor igual ou superior a 10 milhões de euros e com efeito estruturante para a melhoria do perfil de especialização da economia portuguesa.
Por isso, se quer saber mais sobre os apoios do Portugal 2030 para a I&D, fale connosco!
2) Investimentos de base territorial – Inovação e modernização para o aumento da produção e Criação de novas empresas e negócios
Destinatários: Micro e Pequenas Empresas
Regiões: Algarve (brevemente para outras regiões)
Taxa de incentivo máxima: 60%
Candidaturas até:
Fase 1: 29 de fevereiro
Fase 2: 31 de julho
Fase 3: 16 de dezembro
Com uma taxa de financiamento até 60%, o Sistema de Incentivos de Base Territorial – Inovação e Modernização é uma oportunidade para investir na criação de micro e pequenas empresas ou na expansão/modernização dos negócios.
As candidaturas já estão abertas para o Algarve e, segundo o Plano Anual de Avisos, entre maio e setembro de 2024 decorrerão as candidaturas para o Norte. Já o Alentejo e o Centro poderão contar com avisos de candidatura mais para o final do ano.
Pode conhecer melhor este programa de inovação e modernização aqui!
3) Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados
Destinatários: PME
Regiões: Norte, Centro, Alentejo e Algarve
Taxa de incentivo máxima: 50%
Candidaturas até: Períodos faseados até ao final do ano, conforme a região
Se a I&D é uma das apostas prioritárias da sua empresa, este Sistema de Incentivos é outra oportunidade a aproveitar, com uma taxa de incentivo de 50% dos custos com o vencimento, despesas com Segurança Social e Seguro de Acidentes de Trabalho.
Falamos de um apoio financeiro para as PME contratarem profissionais especializados, com grau académico igual ou superior à Licenciatura. Ou seja, mais do que reforçar a equipa, trata-se de promover a aquisição de massa crítica, desenvolver atividades científicas e de transferência de conhecimento, apoiando os processos de inovação empresarial.
4) Investimento Empresarial Produtivo para uma Transição Justa no Alentejo
Destinatários: PME
Regiões: Alentejo Litoral (concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines)
Taxa de incentivo máxima: 60%
Candidaturas até:
Fase 1: 12 de abril
Fase 2: 31 de julho
Fase 3: 18 de outubro
Fase 4: 16 de dezembro
A sua empresa é uma PME, está situada no Alentejo Litoral e tem em vista um projeto de investimento para a criação de um novo estabelecimento, aumento da capacidade produtiva ou diversificação da produção? E é um projeto com potencial internacional e positivo para a Transição Climática?
Se respondeu sim, pode candidatar-se a apoios financeiros para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços. Este concurso do Alentejo 2030 está aberto aos setores Agroalimentar, Energias Renováveis e Turismo, com uma taxa de financiamento até 60%.
Saiba mais sobre os apoios à Transição Justa neste artigo.
5) SICE – Inovação Produtiva
Destinatários: PME
Regiões: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve
Taxa de incentivo máxima: 40%
Candidaturas a decorrer: Entre abril e dezembro de 2024
É um dos concursos do Portugal 2030 mais importantes para a sua empresa e estará aberto em períodos faseados até ao final do ano: Inovação Produtiva.
Abrangendo as regiões do, falamos de 320 milhões de euros para apoiar o investimento na criação de um novo estabelecimento ou o aumento da capacidade produtiva, promovendo a inovação de bens, produtos e serviços transacionáveis e internacionalizáveis.
6) SICE – Internacionalização das PME – Operações individuais
Destinatários: PME
Regiões: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve
Taxa de incentivo máxima: 50%
Candidaturas a decorrer: Entre junho e dezembro de 2024
Para aumentar a capacidade exportadora, o reconhecimento e visibilidade internacionais, o SI Internacionalização tem ao dispor das empresas 32 milhões de euros em apoios para áreas críticas como o marketing internacional, presença online, e-commerce, presença em feiras internacionais, entre outros. uma taxa de financiamento de 50%.
7) SICE – Qualificação das PME
Destinatários: PME
Regiões: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve
Taxa de incentivo máxima: 50%
Candidaturas a decorrer: Entre maio e julho de 2024
Com uma dotação de 18 milhões de euros e disponível a PME de norte a sul do país, o programa de Qualificação das PME promove a aposta na digitalização dos modelos de negócio e nos fatores imateriais de competitividade.
Candidate a sua empresa aos apoios do Portugal 2030!
Quer saber mais informações sobre os apoios do Portugal 2030 para a sua empresa? Fale connosco para mais informações!