Com o Natal quase à porta, dezembro traz boas notícias aos empresários portugueses: oportunidades para realizar investimentos com os fundos comunitários do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
No âmbito da transição climática ou digital, se tem projetos há muito planeados este é o momento de os pôr em marcha. E, para tal, vem aí um conjunto de candidaturas com uma dotação superior a 900 milhões de euros.
Agendas mobilizadoras e Agendas verdes
Nos próximos dias, conheceremos a avaliação das propostas às Agendas Mobilizadoras e às Agendas Verdes para a Inovação Empresarial. Depois, arranca a 2ª fase de candidaturas para as ideias selecionadas.
Mas se não usufruiu destas oportunidades, há outras à sua espera!
Agricultura 4.0
Tem uma empresa do setor agrícola ou agroalimentar? Pretende adotar tecnologias de informação e comunicação (TIC) para melhorar a produtividade? Se sim, então a Componente 5 do PRR trará em dezembro oportunidades para a inovação nestes setores. A dotação? 6 milhões de euros.
Mas não se esqueça: também o Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) já tem um concurso a decorrer para a transformação e comercialização de produtos. E, nas próximas semanas, será divulgado outro para investimentos na exploração agrícola. Saiba mais aqui!
Descarbonização da Indústria
Como sabe, o compromisso com uma indústria e uma sociedade mais verdes é um desafio que diz respeito a todos nós! Vamos fazer História em conjunto?
Então saiba que, no âmbito da Componente 11, serão conhecidos apoios para:
- Adoção de tecnologias de baixo carbono, melhoria dos processos produtivos, medidas de economia circular, entre outras;
- Melhoria da eficiência energética das indústrias, otimizando consumos;
- Incorporação de energia de fontes renováveis;
- Implementação de soluções tecnológicas eficazes, que potenciem mudanças nos respetivos setores.
Empresas 4.0
Há boas notícias para PME’s e, em particular, micro-PME’s da área do comércio: o PRR prevê apoios para a digitalização destas empresas, elevando-as ao próximo nível de competitividade!
Falamos da criação de Bairros de Comércio Digitais, uma das medidas previstas na Componente 16. Além de reforçar a conetividade e as infraestruturas digitais das empresas comerciais, pretende-se melhorar a experiência digital dos clientes.
Invista nesta Quadra com a ESTRATEGOR
De acordo com o cronograma divulgado, os próximos meses trarão mais apoios às empresas. Por isso, não espere pelos prazos: vamos preparar já uma candidatura vencedora e concretizar os seus objetivos!
Se procura uma equipa de especialistas prontos a acompanharem o seu projeto de investimento, desde a candidatura à execução, então conte com a ESTRATEGOR.