PRR: Mais apoios para empresas inovadoras e exportadoras

 

Se está a planear a internacionalização do seu negócio, então temos boas notícias para si: vêm aí incentivos financeiros para exportar o seu produto ou serviço através de canais de comércio digital.

Sim, isso mesmo! Até ao fim deste trimestre, serão abertas candidaturas para a internacionalização via e-commerce.

Mas o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) também tem novidades no âmbito dos apoios às empresas e da descarbonização. Quer saber mais?

C16: Internacionalização via e-commerce

A internacionalização via e-commerce é uma das medidas da componente 16 para a Transição Digital. Trata-se de um incentivo de 25 milhões de euros a fundo perdido para distribuir em duas frentes:

  • O programa Exportar Online, focado na internacionalização de novas PME exportadoras, através da promoção do comércio eletrónico;
  • Lançamento do programa Mais Mercados, um novo incentivo para empresas com experiência internacional que pretendam diversificar os seus mercados.

Se vai apostar no e-commerce e pretende apoios para a implementação de projetos de internacionalização, fale connosco para preparamos a sua candidatura ao PRR!

Mas há outros apoios que importa conhecer. Enquanto aguardamos por novos concursos para o Portugal 2030, há oportunidades para investir em eficiência energética e descarbonização. Já as conhece?

C13: Apoios para a eficiência energética

Se a sua empresa é proprietária de um edifício de comércio ou serviços, até 31 de maio está aberto um aviso para melhorar o desempenho energético destes edifícios.

Integrado na Componente 13 (C13) do PRR, este é um incentivo de 20 milhões de euros para investimentos que visem a redução do consumo de energia primária, apoiando despesas como a instalação de janelas e portas Classe A+, substituição de AVAC, melhoria do isolamento térmico ou instalação de sistemas fotovoltaicos (autoconsumo).

C11: Novo prazo para a descarbonização

Foi prolongado o prazo para as candidaturas à Descarbonização da Indústria, um aviso no âmbito da Componente 11 (C11) e dedicado a cumprir o repto da Transição Climática.

Se pretende implementar tecnologias de baixo carbono ou medidas de eficiência energética, poderá submeter os seus projetos de descarbonização até 29 de julho.

Mais 1.600 milhões de euros para investir até 2026

Outra novidade do PRR é também uma boa notícia para as empresas, já que Portugal deverá receber, até 2026, mais cerca de 1.600 milhões de euros do que o valor inicialmente previsto.

Este aumento de 11% nas subvenções a fundo perdido surge com a redistribuição de verbas dos apoios da União Europeia, que no ano passado foi feita de acordo com projeções económicas e não os dados efetivos. Segundo o arquiteto do PRR, António Costa Silva, estas verbas extras deverão beneficiar a transformação do tecido produtivo.

Não faltam, portanto, oportunidades para a sua empresa! E a ESTRATEGOR pode ajudar a garantir o máximo apoio possível para avançar com o seu projeto de investimento.