Já é possível às pequenas e médias empresas (PME) candidatarem-se aos apoios para a Internacionalização via Ecommerce!
Este novo aviso do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é a mais recente oportunidade para a Transição Digital. As despesas elegíveis são comparticipadas a 50% e os projetos de investimento devem focar-se no comércio digital, quer se trate de uma nova exportadora ou uma PME que já tenha experiência internacional.
É o seu caso? Então, está na hora de fazer da sua empresa uma verdadeira Empresa 4.0! Vamos saber mais sobre este aviso?
Empresas 4.0: Apoios a fundo perdido para o Ecommerce
Inserido na Componente 16, este novo aviso conta com uma dotação de 4,5 milhões de euros, a qual pode vir a ser reforçada brevemente. O objetivo é promover o aumento das exportações de bens e serviços em duas vertentes:
- Sensibilização, capacitação e consultoria a novas PME exportadoras;
- Apoio a PMEs com experiência internacional para a alcançarem mais mercados.
Em ambos os casos, os investimentos devem visar a criação ou dinamização de lojas online próprias, adesão a marketplaces e desenvolvimento de campanhas digitais. Entre as inúmeras despesas elegíveis, destacamos:
Software e equipamentos destinados à internacionalização |
Implementação e otimização de UX design |
Criação de loja própria online | Gestão de mercados, canais digitais, produtos e clientes |
Social media marketing e content marketing |
Custos com pessoal técnico para a implementação do projeto |
Os apoios para estes investimentos serão concedidos na forma de incentivo não reembolsável, ou seja, a fundo perdido.
Projetos de investimento: quais as caraterísticas?
Para se candidatarem, as empresas devem, antes de mais, fazer um Diagnóstico Ecommerce. Trata-se de um teste simples, disponível na página do Portugal Exporta, que permitirá traçar um Plano detalhado de Ecommerce Internacional. Este plano será a base do seu projeto de investimento e da sua candidatura.
Já que falamos de projetos, saiba que estes se podem estender até aos 12 meses de duração, com os seguintes limites mínimos e máximos de investimento:
- 10.000 e 25.000 euros para projetos da tipologia Novas Exportadoras;
- 25.000 e 85.000 euros para projetos enquadrados no âmbito “Mais Mercados”.
Se, no entanto, acha que este ainda não é o momento para levar a sua empresa a novas geografias, saiba aqui porque deve apostar no ecommerce o quanto antes!
Quer internacionalizar? Temos apoio especializado para si!
Quer levar a sua empresa a novos mercados? E colocar-se na dianteira da Transição Digital? Então, está na hora de prepararmos o seu projeto de investimento.
Contamos com uma experiência de mais de 25 anos na candidatura a incentivos financeiros e inúmeros casos de sucesso, por isso, se quer apresentar uma candidatura a este novo aviso, contacte-nos agora!