Saiba como obter financiamento para um projeto de turismo inovador

Imagem de Lisboa alusiva ao projeto de turismo inovador.

 

Com as candidaturas ao Portugal 2030 a decorrerem, não faltam oportunidades para a sua empresa dar um novo rumo aos projetos mais ambiciosos. Mas e se tiver um projeto de turismo inovador? Como obter financiamento?

Atualmente, as empresas têm disponível o concurso para a Inovação Produtiva, um sistema de incentivos aberto tanto a PMEs do setor da Indústria como do Turismo. Os apoios são atribuídos a fundo perdido e, caso pretanda candidatar-se, deve fazê-lo rapidamente: a última fase deste concurso termina a 15 de dezembro de 2023.

Mas, antes disso, se acha que tem um projeto de turismo inovador, verifique se reúne estas três condições essenciais para obter financiamento: inovação, internacionalização e estratégia. Vamos conhecê-las melhor?

 

1) Tenho um projeto de turismo inovador!

O concurso do Portugal 2030 à Inovação Produtiva atribui financiamento a empresas que desenvolvam produtos/serviços inovadores ou implementem novos processos.

Contudo, no caso do turismo, a exigência é um pouco maior: não basta criar um novo complexo turístico nem disponibilizar produtos ou serviços novos – para obter financiamento, o seu projeto deve promover a inovação no mercado.

Isso significa que que, na hora de ponderar os investimentos e definir um plano a médio e longo-prazo, deve garantir que o seu projeto contribui para:

  • Afirmar Portugal enquanto destino turístico;
  • Valorizar e preservar o território, bem como as comunidades;
  • Impulsionar a economia, qualificando a oferta turística;
  • Potenciar o conhecimento e o trabalho em rede, numa ótica inclusiva que acolha diferentes mercados e segmentos turísticos.

E estes são apenas alguns dos enquadramentos possíveis previstos pela Estratégia Turismo 2027, um extenso e amplo guia para os projetos de turismo considerados prioritários.

Quer conhecer um exemplo de um projeto de turismo inovador? Veja aqui o caso do Quake, um museu pioneiro, em Lisboa, dedicado à temática “Terramotos” e, em particular, ao sismo de 1 de novembro de 1755. Foi um projeto apoiado pelo Portugal 2020 e é um dos nossos casos de sucesso!

 

2) Dou prioridade ao mercado externo!

Igualmente essencial para obter apoios a fundo perdido no âmbito do Portugal 2030, é a aposta no mercado externo. Voltando à Estratégia Turismo 2027, o documento define como prioritários os seguintes países: Espanha, Alemanha, Reino Unido e França.

Para além de reduzir a sazonalidade da procura, a aposta nestas geografias visa criar segmentos de oferta distintos, fidelizando novos visitantes e mantendo a afinidade com parceiros históricos do nosso país.

 

3) Cumpro as condições para obter financiamento!

Já referimos que os projetos deste setor devem ser pensados a longo-prazo. Mas o que significa isso? Ora, para além de um plano de investimentos focado no futuro, é importante que este seja sustentado por uma análise estratégica da empresa, que identifique as áreas de competitividade críticas, demonstre a viabilidade económico-financeira da operação e, principalmente, que cumpra as seguintes condições:

  • Estar alinhado com a estratégia nacional e regional para o setor;
  • Não englobar empreendimentos ou unidades de alojamento exploradas em regime de habitação periódica.

O seu projeto cumpre estes requisitos? Então, está na hora de prepararmos a sua candidatura ao Portugal 2030?

 

Quer obter financiamento? Fale connosco!

Se a sua empresa está inserida no setor do turismo e quer tirar do papel um projeto inovador, fale connosco.

Avaliaremos a viabilidade do seu projeto e, com a nossa equipa de consultores especializados em fundos comunitários, ajudaremos a sua PME a estar em época alta!

Vamos pôr mãos à obra?